Saiu a programação do Santos Jazz Festival 2017
Chegou a hora de um dos eventos mais esperados no ano por nós, aqui no Juicy Santos, e pelos amantes da boa música.
Estamos falando do Santos Jazz Festival, que vai rolar entre os dias 27 e 30 de julho (quinta-feira a domingo).
Em seu sexto ano, ele se consolida na agenda como uma das principais iniciativas de valorização da cultura não só aqui na Baixada Santista, mas em todo o estado de São Paulo.
É uma verdadeira declaração de amor à música em forma de festival! Vem gente de todos os lugares pra assistir aos shows incríveis do line up. E o melhor: tudo gratuito e no lindo centro da cidade.
Neste ano de 2017, a organização aposta em um tema super atual e necessário: uma homenagem às mulheres, a diversidade de gêneros e a representatividade cultural.
Pra lacrar a programação logo de cara, temos uma notícia que recebemos em primeira mão do Santos Jazz: a sensacional Liniker e os Caramellows estará entre as atrações principais da festa.
O show da Liniker em Santos (o seu segundo por aqui) acontece em uma fase muito próspera da sua carreira, entre turnês na Europa e nos EUA.
Quem não conhece o cara precisa ouvir. No álbum de estreia, intitulado Remonta, Liniker e os Caramelows mistura várias referências nacionais e gringas, com letras que abordam o amor e os relacionamentos do cotidiano.
A programação traz ainda, em sua abertura, um tributo maravilhoso às divas do jazz com a banda Divazz tocando Ella Fitzgerald, Nina Simone e outras intérpretes indispensáveis do gênero, com um repertório feito com exclusividade para esse show e com participação especial de Rosa Marya.
Outros destaques vão para os shows de Ellen Oléria e banda (vencedora do The Voice Brasil e indicada a melhor cantora, categoria canção popular, no 28º Prêmio da Música Brasileira em 2017).
Nas homenagens, os 80 anos de Baden Powell também serão relembrados. O show Dolores in Blues retrata Dolores Duran, primeira mulher a fazer parte do hall dos compositores, até então só de homens em interpretações blueseiras, e a apresentação da fofa Blubell, fazendo releituras jazzísticas de ninguém menos do que Madonna, mesclando com interpretações de suas principais músicas autorais.
Em 2017, celebra-se o centenário da primeira gravação de jazz de todos os tempos, o que também virou motivo para comemorar.
“Queremos formar novas plateias e rejuvenescer o jazz, com uma agenda eclética e cheia de surpresas”, explicam Denise Covas e Jamir Lopes, organizadores do Santos Jazz Festival.
Entre as atrações gringas, o Santos Jazz fará o primeiro show no Brasil do talentoso gaitista indiano (radicado nos Estados Unidos) Akii Kumar e da argentina Jes Condado (foto), ambos trazendo os acordes do blues, além da participação da bela cantora espanhola Alba Santos como convidada do duo Thiago Espírito Santo & Silvia Goes.
E não vão faltar as pratas da casa. Igor Willcox, Jazzileira, Carla Mariani, José Simonian, Quizumba Latina, Banda Marcial de Cubatão e um dos gênios do sopro nacional Roberto Sion representam a região no lineup.
Exceto na abertura (quinta-feira), em que é preciso retirar os ingressos, basta chegar e entrar nos shows dos Arcos do Valongo.
Para fechar a programação, o Santos Jazz escalou os animados músicos da Traditional Jazz Band.
Espaço gastronomia
Além das atrações musicais, o festival inova neste ano ao incluir a gastronomia no evento.
O espaço Arcos do Valongo receberá 15 food trucks com comidas variadas pra gente matar a fome nos intervalos dos shows. Uma das melhores cervejarias do Brasil, a Burgman, é o fornecedor oficial do Santos Jazz.
Vai ter também espaço kids, uma área VIP e um espaço maker da empresa santista Crie Aqui, em que o público poderá confeccionar seu próprio instrumento com as técnicas de impressão 3D.
Cerca de 10 mil pessoas devem circular pelo Santos Jazz ao longo do fim de semana, vindas da região e também de outras cidades do estado.
Veja a programação completa de shows do Santos Jazz Festival
27 de julho (quinta-feira)
21 horas, no Teatro do Sesc Santos
Divazz & Rosa Marya – Tributo às Divas do jazz
*retirada de ingressos a partir das 10 horas do dia 27/07 no Sesc Santos. Máximo de 2 ingressos por pessoa.
28 de julho (sexta-feira)
Arcos do Valongo
19 horas: Rosa Marya & Banda Jazzileira
20h30: Saravá – 80 anos de Baden Powell – Quizumba Latina & Lucia Spivak (Argentina)
22 horas: Ari Kumar Blues Band (USA)
23 horas: Liniker e os Caramelows
29 de julho (sábado)
Estação do Valongo
A partir das 9 horas: 6º Valongo Motor Classics – Encontro de Motos Antigas
Meio-dia: Komboio Cultural
Arcos do Valongo
13 horas: DJs Santos Jazz + Feira Arts & Foods
15 horas: Escola Simonian in Concert
17 horas: Carla Mariani & Banda – Tributo às Divas do Jazz & Blues
18h30: Thiago Espírito Santo & Silvia Goes convidam Alba Santos (Espanha)
20 horas: Igor Willcox 4tet
21h30: Blubell & Banda
23 horas: Ellén Oléria & Banda
30 de julho (domingo)
Arcos do Valongo
13 horas: DJs Santos Jazz + Feira Arts & Foods
14h30: Orquestra de Sopros da Banda Marcial de Cubatão – Clássicos do Jazz
16 horas: Dolores in Blues
17 horas: Jes Condado & Banda (Argentina)
18h30: Roberto Sion & Anaí Rosa
20 horas: Tradicional Jazz Band
Eventos paralelos ao Santos Jazz Festival
28 de julho (sexta-feira)
Street Jazz Band toca do meio-dia às 14 horas nos restaurantes do Centro Histórico
Jazz na Barca Santos-Vicente de Carvalho, às 17 horas
Bonde Jazz (sábado e domingo), das 15 às 17 horas
Cine Santos Jazz no Cine Arte Posto 4 (sexta-feira a domingo, sempre na sessão das 18h30)
Oficinas musicais do Santos Jazz Festival (sexta, sábado e domingo), no Museu Pelé, com Nuno Mindelis, Gus Conde e Thiago Espírito Santo.
Os Arcos do Valongo ficam na Rua Comendador Neto, 9, Centro (atrás do Museu Pelé).