Para entender o que foi a Beatlemania
A Beatlemania vai invadir novamente as telas dos cinemas.
Produzido pelo renomado diretor Ron Howard (de Apolo 13, entre outros clássicos do cinema), o documentário Eight Days A Week – The Touring Years enfoca a primeira fase daquele que é apontado como o maior e mais influente grupo de rock de todos os tempos: The Beatles.
O período é o das duas antológicas turnês pelos Estados Unidos, em 1964 e 1965.
Os dois integrantes remanescentes – Paul McCartney e Ringo Starr – prestam seus depoimentos com outros personagens importantes, que ajudam a tentar entender o que havia por trás da mística dos quatro cavaleiros de Liverpool e daquele clima de histeria que se formou no mundo em torno deles.
Junto com o documentário, foi relançado como trilha sonora o único disco oficial da banda gravado ao vivo, o Live At Hollywood Bowl, com nova capa temática relativa à produção cinematográfica.
As faixas foram todas remasterizadas especialmente para esta ocasião, com algumas faixas adicionais, como a canção Black In Black (do álbum Beatles For Sale).
As canções trazem um pouco do que a banda fazia (ou tentava fazer) nos shows ao vivo.
Há algumas que integram os dois filmes que a banda fez para o cinema – A Hard Day´s Night e Help.
Começar o disco com Twist And Shout, por sinal, foi sintomático. O que se ouve depois é a banda tentando tocar suas canções em meio a uma gritaria histérica e interminável produzida pelo público.
E era dessa forma mesmo que eles se apresentavam: provocando uma espécie de furacão instântaneo onde quer que tocassem.
Quem quiser saber como é a sensação de reviver essa época não pode perder a exposição Beatlemania Experience, que está no Shopping Eldorado (SP) desde agosto.
No trailer, dá para sentir que Howard procurou trazer para a telona um relato fiel daquele momento mágico para a música, quando os quatro jovens britânicos ajudaram a escrever um capítulo importante da história do rock.
O repertório de Live At Hollywood Bowl tem canções como Things We Said Today, Can´t Buy My Love, All My Loving, She´s A Woman, Help, All My Loving, She Loves You, Long Tall Sally (hit de Little Richard) e I Want To Hold Your Hand. Note bem que todas essas são soladas no vocal por John Lennon e Paul McCartney.
O vocal de Ringo aparece só com a energética Boys, enquanto George Harrison sola as canções Roll Over Beethoven (de Chuck Berry) e Everybody’s Trying To Be My Baby (de Carl Perkins). Era um período em que a produção musical e os vocais se concentravam mais na parceria entre Lennon e McCartney.
A novidade em relação ao disco oroginal foi a inclusão de quatro faixas bônus – Everybody’s Trying To Be My Baby, I Want To Hold Your Hand, You Can´t Do That e Baby´s in Black.
Conferir novamente essas faixas (eu já conhecia a versão original, em vinil) serviu como espécie de aperitivo para o documentário.
Esperamos que não demore muito para passar por aqui, no Brasil.
https://youtu.be/fG2evigIJIc
https://youtu.be/h2t9DIh4kMA