Luiz Gomes Otero
Texto porLuiz Gomes Otero

Nando, Gal e Gil – Trinca de Ases pra ninguém botar defeito

A moça e o rapaz maduros, calejados pela idade e pelo talento, se juntam ao (não mais tão) jovem impetuoso e viril, um eterno titã musical.

Gal Costa, Gilberto Gil e Nando Reis uniram forças no projeto Trinca de Ases, em show registrado em CD e DVD ao vivo, em especial do canal de TV a cabo Multishow. O show vem recheado de sucessos que fizeram e fazem parte da vida dos três artistas.

www.juicysantos.com.br - trinca de ases

Trinca de Ases – o início

O encontro aconteceu pela primeira vez em 2017, em Brasília.

Naquela noite de caráter especial, realizada quase sem ensaio, mostrou-se a potência da união: o diálogo dos violões de Gil e Nando, mais a voz de Gal, revendo as canções do amigo baiano e revelando outras cores do repertório do paulistano que, por sinal, ela nunca havia cantado antes.

www.juicysantos.com.br - trinca de ases

Agora, esta potência aparece lapidada e ampliada nesse disco e DVD. Além de estarem os três o tempo inteiro no palco, em todas as formações vocais possíveis (trios, duetos e solos), eles ganham o reforço de dois músicos. Juntam-se à trinca o baixista pernambucano Magno Brito, integrante da banda Sinara, e o percussionista baiano Kainan, que trabalha com Ivete Sangalo e também com a banda Sinara.

A troca de energia musical se mostra extremamente positiva nesse projeto. Gil sempre esteve aberto para parcerias como essa. Já compôs com Herbert Vianna nos anos 1980. E Gal parece ter renovado seu estoque de carisma ao lado dos outros dois parceiros de palco.

Repertório Trinca de Ases

O que se vê é um show despretensioso e, ao mesmo tempo, incrivelmente mágico. Especialmente, um espetáculo imperdível para quem ama MPB.

Eles resgatam Pérola Negra (de Luiz Melodia e do repertório da Gal), Barracos da Cidade e Refavela (ambas de Gil, de duas fases distintas de sua carreira) e All Star e Relicário (da carreira solo de Nando Reis), entre outras canções que pontuaram a prolífica carreira dos três.

Todas em versões bem animadas e espontâneas, como deve ser. Há ainda Tocarte, uma canção inédita de Nando que se encaixou perfeitamente nesse projeto.

E é como se diz: na música, a união sempre faz a força quando o talento é o que conta. E que a Trinca de Ases repita essa mistura fina mais vezes.

Nós. os ouvintes, agradecemos desde já.