Clique aqui e confira também nosso tema da semana

MPB4, qualidade garantida

O Brasil tem a fama de produzir bons grupos vocais, que mantém uma carreira duradoura e ainda nos brindam com trabalhos musicais cada vez mais belos. O MPB4 é um desses exemplos de como a boa música pode ser feita sem precisar seguir modismos ou concessões comerciais.

O grupo surgiu na década de 60. Participou de vários festivais de música popular naquela época, sendo que ao lado de Chico Buarque protagonizou um dos momentos mais marcantes, ao cantar a hoje clássica Roda Viva.

grupo mpb4 em 2014

O que se viu depois nos anos seguintes foi uma discografia sempre pautada pela coerência e bom gosto – e muitas canções que ficaram na memória popular, como Amigo é Para Essas Coisas, Angélica, Partido Alto, A Lua, Vira Virou e tantas outras.

Sugestões para você

Seus shows, que percorrem o Brasil de ponta a ponta em turnês anuais que se repetem ininterruptamente há mais de quatro décadas, são sempre um grande sucesso. No exterior, o MPB4 já se apresentou em Portugal, Argentina, Uruguai, Cuba, Itália e Estados Unidos.

Da formação inicial do grupo restam Aquiles e Miltinho. Ruy Faria, outro membro fundador, saiu do grupo em 2004 e Magro Waghabi faleceu em 2012. O quarteto hoje em dia é complementado por Dalmo e Paulo Malagutti. E o interessante é que o nível de criação sempre se manteve em alta durante todo esse tempo, mesmo com as mudanças.

O trabalho mais recente do grupo chama-se Contigo Aprendi, lançado em 2012. É um disco com boleros famosos cantados em português. As letras foram encomendadas para um time de astros famosos da nossa música, como Caetano Veloso, Abel Silva, Paulo Cesar Pinheiro, Celso Viáfora e Vitor Ramil, além de contar com participação do Trio Madeira Brasil, Duofel e Toninho Horta nos arranjos instrumentais.

Entre os boleros revividos pelo MPB4 estão La Barca, Contigo En La Distância, Perfídia, Noche de Ronda, Solamente Una Vez, entre outros. Escutar essas melodias imortais nas vozes do MPB4 é uma experiência enriquecedora sob todos os aspectos.

Aquiles tem perfil no Facebook e assina uma coluna semanal com comentários de lançamentos de MPB na imprensa do Rio de Janeiro e São Paulo. E faz questão de produzir resenhas de discos de gente nova na MPB, para abrir espaços para o que de bom está sendo produzido por aí.

Avatar
Texto por