Texto porLuiz Gomes Otero

Joss Stone nas ondas do reggae

Quando decidi ouvir o novo disco de Joss Stone, Water For Your Soul, o sétimo da carreira da cantora, confesso que imaginei algo mais focado naquilo que a inglesa sempre fez com maestria: um som pop calcado na soul music americana.

Mas, para minha surpresa, 8 das 14 faixas navegam nas ondas do reggae. Não que isso seja exatamente uma novidade, mas não esperava que o ritmo originário da Jamaica estivesse de forma contundente nesse novo trabalho.

joss1

Para os desavisados, a relação de Joss com o reggae já dava pistas há um tempo: basta lembrar do trabalho dela integrando o Superheavy, aquele projeto megalomaníaco do Dave Stewart que contou com Mick Jagger, Damian Marley (filho de Bob Marley) e o indiano A. R. Rahman.

A presença do ritmo marcava o passo da banda.

joss2

Voltando ao Water For Your Soul, o ouvinte encontra a Joss cantando como nunca nas faixas  Let Me Breathe, Star e Sensimilla. E também se surpreende com ela cantando canções reggae como na faixa de abertura, Love Me. Outras sete faixas são arranjandas dentro desse estilo, tornando o disco um pouco repetitivo no seu conteúdo.

Quero deixar bem claro que as faixas no estilo reggae não são ruins. Pelo contrário: são muito bem produzidas e Joss também está a vontade cantando as melodias. Mas, como ouvinte, sei que ela poderia ter dosado um pouco essas faixas, reservando espaço para outras vertentes que ela sabe explorar muito bem (e que os fãs adoram!), em especial, a soul music com elementos pop. Ainda assim, vale a pena ouvir a voz forte e afinada de Joss.

[ytplayer video=”https://www.youtube.com/watch?v=Kn9eF9v7xBE”]