Luiz Gomes Otero
Texto porLuiz Gomes Otero

Os inesquecíveis shows de Jimi Hendrix no Fillmore East

Songs For Groovy Children é o nome do lançamento que reúne todos os quatro concertos de estreia da Band of Gypsys de Jimi Hendrix no Fillmore East, em  Nova York.

Esses shows aconteceram na véspera de Ano Novo de 1969 e no Dia de Ano Novo de 1970.

O material, agora relançado em 5 álbuns, conta com 43 faixas. Traz versões completas de músicas do disco Band of Gypsys (1970), além de outros sucessos do músico.


Virada na carreira

Comparados com os shows nos festivais de Monterey Pop (1967) e Woodstock (1969), as lendárias performances de Jimi Hendrix no Fillmore East ilustram um ponto de virada em uma carreira cheia de possibilidades indefinidas.

No início de 1969, The Jimi Hendrix Experience havia encerrado um capítulo musical. E o guitarrista decidiu montar um novo trio chamado Band of Gypsys. Tinha o próprio Hendrix, seu amigo de longa data Billy Cox, no baixo, e o baterista do grupo Electric Flag, Buddy Miles.

Hendrix havia feito amizade com Cox quando ambos estavam servindo no Exército americano.

Uma das grandes inspirações dessa banda estava em sua colaboração com Cox e Miles. E essa renovação criativa impulsionou o desenvolvimento de novos materiais promissores, como Power Of Soul, Burning Desire e a extraordinária Machine Gun.

A mistura de funk, rock e soul feita pelo trio teve um impacto profundo. Devotos notáveis incluem músicos e bandas como Parliament and Funkadelic, Curtis Mayfield, Isley Brothers e Bootsy Collins, estendendo-se até o hip-hop dos dias atuais.

O show de Hendrix no Fillmore East inclui músicas recém-escritas naquela época como Earth Blues e Stepping Stone, além de canções já conhecidas como Foxy LadyVoodoo Child, Wild ThingHey Joe e Purple Haze. Além disso, há versões até então inéditas de Stop, de Howard Tate, Steal Away, de Jimmy Hughes, e Bleeding Heart, de Elmore James.


Um livreto traz lembranças do baixista Billy Cox e notas do autor, jornalista e cineasta Nelson George.

Songs For Groovy Children foi produzido por Janie Hendrix, Eddie Kramer e John McDermott – o trio que supervisiona todos os projetos da Experience Hendrix desde 1995. Trata-se de um importante registro de Hendrix tocando ao vivo em sua melhor forma, antes de sua morte precoce em agosto de 1970, aos 27 anos.

Ouça os clássicos de Jimi Hendrix no Fillmore East