Clique aqui e confira também nosso tema da semana

James Brown, 10 anos sem o mito da soul music

Polêmico, mas acima de tudo, um talento raro que traduzia em energia a sua vontade de expressar em música.

Este era James Brown, o ícone da soul music, que nos deixou há exatos 10 anos, no dia 25 de dezembro de 2006.

Não só se mostrou um visionário no estilo da soul e do funk (o autêntico), como ainda é uma referência para várias outras gerações de músicos.

Brown, talvez, seja o cara mais sampleado da história da música – em especial, por DJs e cantores de rap e de hip hop, que sempre beberam em sua fonte musical.

Sugestões para você

Astros como Michael Jackson e Prince sempre citaram Brown como uma referência importante. Vamos aqui relembrar apenas algumas de suas inúmeras criações geniais.

brown2

Please Please Please – Balada gravada no início de carreira e que acabou virando peça obrigatória em seus shows ao vivo. Ele costumava sempre colocar a tradicional capa de sua roupa de show no final dessa canção.

I Feel Good – Canção que marcou muito nos anos 60 e chegou a ser incluída da trilha do filme Bom Dia Vietnã, estrelado pelo ator Robin Williams. Grande momento do mestre da soul.

https://youtu.be/QXCGnTy-v2M

Papa´s Got A Brand New Bag – Outra canção clássica dos anos 60, que acabou virando referência para qualquer músico iniciante de soul. Não precisa de mais comentários.

The Payback – Canção da fase de transição do mestre, quando passou a apontar novos rumos e pavimentou o caminho para o funk, que surgiria com força total naquela década.

Sex Machine – Outra canção da fase de transição dos anos 70. Uma letra despretensiosa e até banal. Mas a batida e o ritmo são inconfundíveis. É só contar até quatro para entrar no espírito da canção.

Funky Drummer – Outra canção que marcou os anos 70, que serve como referência para os músicos até hoje. Ela foi feita a partir de uma batida criada pelo baterista da banda de Brown no estúdio.

Living In America – Canção que foi tema de trilha de um dos filmes de Sylvester Stallone, da saga do boxeador Rocky Balboa. Não é um dos grandes momentos do mito, mas mostra um resgate de sua popularidade, que andava em baixa por conta das polêmicas em que se meteu ao longo dos anos.

Avatar
Texto por
TAGs

funk música