Texto porLuiz Gomes Otero

Jack White segue experimentando novos sons

Jack White está de volta com um novo trabalho em carreira solo, de nome Boarding House Reach.

Desde os tempos do White Stripes, ele sempre buscou produzir um tipo de sonoridade que não se encaixa dentro dos padrões do pop comercial, preferindo se situar na seara mais alternativa do indie, com algumas influências de folk, country e punk.

jack8

Boarding House Reach é o novo disco de Jack White solo, um testemunho da amplitude do poder criativo do artista e sua ambição artística ousada.

Este novo material apresenta White expandindo seu paladar musical com um trabalho ambicioso. Foi escrito e concebido enquanto estava escondido em um apartamento espartano, sem distrações do mundo exterior e usava o mesmo tipo de equipamento que tinha aos 15 anos de idade: um gravador de quatro faixas de quatro polegadas, um mixer simples e mais básico de instrumentação.

jack6
O álbum explora uma gama notável de rock n’roll sônico, electro e hard funk, proto-punk, hip- hop, blues gospel e até country, todos remapeados e nascidos de novo para encaixar na visão de White, produzindo uma sensação de experimentação inquieta.

O disco foi gravado no Third Man Studio em Nashville, Tennessee; no Sear Sound em Nova York, NY, e no Capitol Studios em Los Angeles, California. O álbum tem mixagem de Bill Skibbe, Joshua V. Smith e do próprio White.

jack1

O álbum apresenta White nos vocais, guitarras e baterias acústicas e elétricas, órgão e sintetizadores, com um time campeão de músicos que inclui o baterista Louis Cato (Beyoncé, Q-Tip, John Legend, Mariah Carey), os baixistas Charlotte Kemp Muhl (O Fantasma de um Sabre Tooth Tiger) e NeonPhoenix (Kanye West, Lil Wayne , Jay-Z), os tecladistas DJ Harrison e Anthony “Brew” Brewster (Fishbone, Os Intocáveis), os tecladistas Neal Evans (Soulive, Talib Kweli, John Scofield) e Quincy McCrary (Orquestra Mortal Desconhecida, Pitbull), os percussionistas Bobby Allende (David Byrne, Marc Anthony) e Justin Porée (Ozomatli) e backing vocals de Esther Rose e Ann & Regina McCrary do trio de Nashville, The McCrary Sisters, bem como colaboradores de longa data como os bateristas Daru Jones (Nas, Talib Kweli) e Carla Azar (Autolux, Depeche Mode, Doyle Bramhall II).

A cantora e compositora C.W. Stoneking também aparece, contribuindo com uma apresentação de palavras faladas na faixa Abulia and Akrasia.

Jack2

É difícil destacar uma faixa desse disco. Por seguir uma linha experimental, acaba estimulando uma audição completa por parte do público, do começo ao fim. Uma prova da genialidade de Jack White, um dos músicos mais talentosos que surgiu nos últimos anos.