Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

HQ Egum busca verba por meio de crowdfunding

Mais um projeto de financiamento coletivo originado aqui em Santos está ativo no Catarse.

Agora é a vez do santista André Alonso, de 26 anos, que está à frente de um coletivo de quadrinistas que pretende levantar uma verba de R$ 24 mil até sexta-feira para produzir a HQ Egum.

O álbum será inteiramente colorido e terá 120 páginas, buscando uma qualidade gráfica próxima às das publicações estrangeiras.

Crowdfunding de HQ em Santos

Organizado e escrito por André, o trabalho reúne os desenhistas Felipe Moreno, Giovana Leandro, Sílvio Db e Anderson Cabral, e os ilustradores Tila Barrionuevo, Helena Cintra e Go Carvalho. “É importante dizer que cada um desses artistas é de um canto do país (Santos, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Natal) e trabalha com um estilo diferente de fazer quadrinhos (oriental, americano, etc)”, explica André. “Eles intercalam a produção da obra fazendo com que cada capítulo do livro tenha um tom diferente, e que somente uma obra brasileira poderia unir diversos traços em uma única história”, ressalta.

A história fala sobre Rubens Carneiro, um político corrupto que, durante sua campanha para governador, acaba sendo assassinado. Entretanto, ele desperta como um fantasma e em sua nova forma fará tudo aquilo que sempre soube fazer em vida, influenciar e corromper as pessoas, além de drenar o que deveria ser dos outros. Ao longo da história, há diversas referencias a quadrinhos, livros, músicas e simbologias.

O termo “egum” significa uma alma ou espírito falecido. Porém, na linguagem popular, é um espírito com valores negativos, composto por vícios desejos e problemas, que suga a energia vital dos vivos. Também chamado de “Obsessor”. “Um termo justo para um político que sempre se aproveitou dos outros”, ironiza André.

Quer ajudar esse projeto e ver as recompensas que o grupo oferece pelo apoio? Veja a página do Egum no Catarse.