História das músicas dos Beatles
Adoro música, mais precisamente muita coisa que vem antes de 1980. Estava fazendo hora em uma livraria no intervalo de uma reunião de trabalho e me deparei com o livro The Beatles – a história por trás de todas as canções. Tô usando como livro de consulta, começando pelas músicas que mais gosto e vou dividir algumas coisas legais que descobri.
[lwS_YDzxH3M]
Yesterday
Diz o livro que Paul McCartney acordou com a música Yesteday na cabeça. Havia um piano na casa onde ele estava, ele foi para lá direto e a música veio completa (ainda sem letra). Por ser um fato meio inusitad, Paul ficou com receio de que a melodia tivesse sido inconscientemente copiada, e mostrou-a para várias pessoas do meio músicaç. O fato mais engraçado, é que o refrão que conhecemos originalmente como “Yesteday, all my troubles seemed do far away” inicialmente foi composto como “Scrambled Eggs, oh you´ve got such lovely legs”. A música foi composta em 1965 e até hoje ainda é uma das faixas mais tocadas nas rádios americanas, apesar de John Lennon afirmar que não gostaria de ter sido autor dela por não considerar a letra bem resolvida.
[jBDF04fQKtQ]
With a little help with my friends
A música quase ficou conhecida como “Bad finger boogie” pois John estava com o dedo machucado na gravação. Foi composta em 1967 e pensada originalmente para ser uma música para “cantar junto” e que agradasse crianças.
[suuU3mliNo8]
In my life
A música foi composta por John Lennon e é na minha opinião uma obra prima com letra e melodia fantásticas. Foi lançada em 1965 e John assume que é uma “música interior”. Diz que no rascunho da letra, havia referências a lugares relacionados com a infância de John Lenon, que foram descartados da letra.
[eDdI7GhZSQA]
Hey Jude
Lançada em 30 de agosto de 1968, teve sua letra feita por Paul. Começou quando Paul cantou para Julian (filho de John Lennon e Cynthia) o trecho “Hey Jules, don´t make it bad. Take a sad song and make it better”). Paul trocou Jules por Jude, por considerar mais forte. Julian afirma que até hoje a música o emociona e afirma que quando criança, tem maus fotos brincando com Paul McCartney do que com seu próprio pai. Hey Jude foi o single de maior sucesso de toda a carreira dos Beatles.
[a_XG_YlTPPQ]
Something
Composta por George Harrison em 1969, utilizando como referência Ray Charles, uma música do James Taylor e sua esposa Pattie. Foi a segunda canção mais regravada dos Beatles (só perdendo para Yesterday). Em 1996, George declarou que a música não foi pensada para Pattie, mas sim que estava pensando em Ray Charles quando a compôs. “Não foi para ela. Eu simplesmente a compus, e então alguém montou um vídeo que usava algumas cenas minhas e de Pattie, de Paul e Linda, de Ringo e Maureen, de John e Yoko”.