Harry, a banda santista que fez nascer o indie rock brasileiro
Você sabia que as sementes da música eletrônica no Brasil foram plantadas aqui em Santos?
Estamos falando da banda Harry, que surgiu em 1985 e continua na ativa.
Eles fazem um show gratuito nesta sexta-feira (23 de março), às 21 horas, para mostrar as músicas do novo CD que estava em fase de gravação nas semanas que antecederam o falecimento do guitarrista e vocal Johnny Hansen, falecido em abril de 2017.
A apresentação será no Sesc Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida).
A história do Harry
Pioneiros na mistura do rock com a música eletrônica, o Harry sempre andou na contramão do óbvio. Lançou um disco totalmente elétrico, resgatando a sonoridade de seu início de carreira, antes da entrada dos sintetizadores.
Em 2017, começou a pré-produção para a gravação do documentário que contará sua saga, mostrando porque é considerada a banda seminal da cena eletrônica do Brasil.
O Harry surgiu em 1985 e lançou seu primeiro EP em 1987. Em 1988, lançaram Fairy Tales, incensado por toda a crítica especializada e em 1991, o álbum Vessel’s Town.
O primeiro lançamento em CD foi a coletânea Chemical Archives, em 1995, com quatro novas faixas, além de faixas espalhadas em coletâneas no Brasil, na Inglaterra e na Alemanha.
Em 2005, toda a sua discografia, mais 27 faixas inéditas ganharam um luxuoso box, intitulado Taxidermy, com um livreto com a biografia da banda, além de uma análise faixa por faixa.
Com a formação original, Johnny Hansen (guitarras e vozes), Cesar Di Giacomo (bateria) e Richard K. Johnsson (teclados) e mais dois reforços, Lee Luthier (baixo) e Marcelo Marreco (guitarra), que já havia tocado ao vivo com a banda em 1987, a banda regravou sete músicas do clássico álbum de 1988, Fairy Tales, além de nove musicas inéditas, compostas entre 1985 e 2011.
Misturando guitarras pesadíssimas, harmonias vocais à la Beatles, e canções melodiosas, o som do Harry beira, às vezes, o inclassificável, embora a maioria dos críticos o situe entre o pós-punk e o power pop.
Essa matéria do Lúcio Ribeiro na Popload conta um pouco da importância definitiva do grupo para o indie rock nacional.
Electric Fairy Tales foi produzido e lançado pela própria banda com tiragem limitada e não será reimpresso, provavelmente se tornando outro item de colecionador como os outros.
Em 2017, em meio à gravação do novo CD e dos preparativos para o início da produção do documentário O Caos no Céu Cinza, a banda foi pega de surpresa com o falecimento do guitarrista e cantor Johnny Hansen, em 04 de abril de 2017.
A previsão é que ambos sejam lançados em 2018, dependendo de financiamentos externos e crowdfunding entre os fãs da banda.
Ouça Harry no Soundcloud / Reverbnation / MySpace / site oficial