Grátis: concerto da Orquestra de Heliópolis em Santos
Dezembro é um mês de fortes emoções e já começa com uma delas: domingo (3 de dezembro), às 20 horas, tem apresentação gratuita e aberta ao público da Orquestra Sinfônica Heliópolis em Santos.
O conhecido grupo musical do Instituto Baccarelli se apresenta na Paróquia Imaculado Coração de Maria para inaugurar um projeto que comemora, com uma série de dois concertos (primeiro em Santos, e depois em Santa Cruz do Rio Pardo), os 20 anos da instituição.
A regência fica por conta de Edilson Ventureli e o repertório inclui obras de Heitor Villa-Lobos, Maurice Ravel, Johann Sebastian Bach, Piotr I. Tchaikovsky e Franz von Suppé, além de canções natalinas.
Se você nunca ouviu falar, o Instituto Baccarelli se dedica à transformação social por meio da educação musical na comunidade paulistana de Heliópolis.
O trabalho educacional vai muito além da profissionalização musical – mais de 1000 crianças e jovens passam todos os anos por lá, aprendendo mais sobre autodisciplina, respeito, criatividade, convivência e senso colaborativo em grupo, qualidades essenciais à formação e ao desenvolvimento de qualquer cidadão em sociedade.
A Paróquia Imaculado Coração de Maria fica na Av. Ana Costa, 74, Vila Mathias.
Instituto Baccarelli
Em 1996, sensibilizado por um incêndio de grandes proporções em Heliópolis, bairro carente da Zona Sul de SP, o maestro Silvio Baccarelli prontificou-se a ensinar música para 36 crianças e jovens da comunidade, como forma de diminuir o sofrimento das famílias atingidas e contribuir para a autoestima e possibilidade de educação desses menores.
Como o local não dispunha de um espaço apropriado para as atividades, o maestro cedeu o próprio imóvel, o Auditório Baccarelli (localizado na Vila Clementino), para dar início às aulas. Dos participantes desse estágio inicial, dois ex-integrantes do coral que o maestro regeu por várias décadas em São Paulo permaneceram à frente do instituto na gestão executiva e no desenvolvimento da entidade: os irmãos Edilson e Edmilson Venturelli.
Hoje, o Instituto Baccarelli inclui 5 orquestras, 14 corais, 20 grupos de musicalização infantil, 52 classes coletivas de instrumentos, 20 grupos de câmara, além de aulas em grupo e individuais sob a responsabilidade de 78 profissionais de música.
Conta com a direção artística do maestro Isaac Karabtchevsky e com o patronato do regente indiano Zubin Mehta, que visitou a instituição em 2005 e se encantou com o poder da música como ferramenta de transformação social.