George Fest, uma celebração musical
No dia 28 de setembro de 2014, o palco do Fonda Theatre nos Estados Unidos recebeu um numeroso grupo de artistas de várias gerações para homenagear a obra musical do ex-beatle George Harrison, que faleceu em 2001.
Batizado como George Fest, o evento foi registrado em CD e DVD lançados este ano e representa uma autêntica celebração musical, com versões emocionantes de vários clássicos do músico e de algumas canções menos conhecidas do grande público.
Esta foi a segunda celebração musical realizada com coordenação do filho de George, Dhani Harrison,
Em 2002, ele se uniu ao guitarrista Eric Clapton e produziu um emocionante show beneficente no Royal Albert Hall, em Londres, reunindo músicos que eram amigos pessoais de George, incluindo os ex-beatles Paul McCartney e Ringo Starr.
Para esta apresentação nos Estados Unidos, Dhani conseguiu recrutar alguns veteranos do rock, como Brian Wilson e Al Jardine dos Beach Boys (que cantam uma emocionante versão de My Sweet Lord), e Ann Wilson (da banda Heart, que canta uma excelente versão de Beware The Darkness e divide o vocal com Dhani em All Things Must Pass).
Da geração mais recente, há nomes como Norah Jones, que canta uma versão emocionada de Something e outra menos conhecida, a balada folk Behind That Locked Door. Ben Harper canta Give Me Love e um bem comportado Perry Farrell (da banda Jane´s Addiction) canta a singela e bela Here Comes The Sun, de forma competente. Ian Astbury, vocalista da banda Cult, canta Be Here Now.
O vocalista do The Killers, Brandon Flowers, canta a animada Got My Mind Set On You e se une a outros nomes para dividir os vocais de Handle With Care (hit da banda Traveling Wilburys, que George montou com Bob Dylan, Roy Orbison, Tom Petty e Jeff Lynne nos anos 80).
Há alguns nomes de artistas e bandas menos conhecidos aqui no Brasil, como The Black Ryder (que canta a bela balada Isn´t It A Pity, do álbum triplo All Things Must Pass) e Cold War Kids (que toca a ótima Taxman, dos Beatles), além de Britt Daniels (da banda Austin) que canta I Me Mine.
Há algumas surpresas, como o comediante e apresentador Conan O´Brien, que abre o show com Old Brown Shoe. E o amalucado Weird Al Yankovic, conhecido pelas suas versões bem humoradas de hits do pop rock, canta de forma bem comportada a canção What Is Life.
Dhani Harrison tem a voz parecida com a pai. É emocionante ouvi-lo cantando Let It Down (da fase solo de George) e Savoy Truffle (do álbum branco dos Beatles).
No geral, George Fest é uma autêntica celebração em torno da ótima obra musical de George Harrison, que merece mesmo ser redescoberta pelas novas gerações.