Luiz Gomes Otero
Texto porLuiz Gomes Otero

Festival Crossroads Guitar, a festa que reúne os melhores do blues

Já imaginou um espetáculo com um seleto grupo de astros da música global, mais precisamente do rock e do blues? Pois Eric Clapton faz isso desde 1999, com o Crossroads Guitar Festival.

E um dos registros do festival – mais especificamente da edição de 2013 -, antes apenas disponível em DVD, agora sai em formato de álbum duplo, com 29 faixas.


Além, logicamente, de celebrar os talentos que lá se apresentam, o evento tem uma finalidade beneficente. Todo o recurso arrecadado vai para o centro de tratamento de dependentes químicos mantido por Clapton em Antigua – o Crossroads Center.

O disco em questão mostra o registro do festival no ano de 2013, que teve entre os astros Robert Cray, Jeff Beck, John Mayer, Buddy Guy, Allman Brothers, Keith Richards, Sonny Landreth, Derek Trucks, Jimmie Vaughan e o anfitrião Clapton.

O repertório do festival tem no blues sua base, como a escola de Clapton e de boa parte dos músicos que sobem ao palco. Mas há momentos de rock’n roll dos anos 60, como a faixa Green Onions, clássico de Booker T. interpretado pelo próprio autor acompanhado de Steve Cooper e Keb Mo. John Mayer e Keith Urban tocam Don’t Let Me Down, dos Beatles.

Ecletismo

O Crossroads Guitar Festival promove um interessante encontro de músicos. Sonny Landreth divide os solos de Congo Square com Derek Trucks. E Clapton se apresentou com o Allman Brothers Band, grupo com o qual sempre teve muita afinidade. Ele divide a execução da clássica Key To The Highway com o eterno rolling stone Keith Richards e toca a classica Sunshine Of Your Love, do Cream.


Vale a pena conferir o antológico registro. Uma verdadeira constelação de astros que somente um cara como Eric Clapton teria condição de reunir em um palco de festival.