Fernando Brant: uma travessia vitoriosa
A notícia foi divulgada na noite no dia 12, sexta-feira. Mas somente no dia seguinte é que fui saber na morte do compositor mineiro Fernando Brant.
Ele faleceu aos 68 anos, vitimado por complicações decorrentes de uma cirurgia. Mas isso é o que menos importa agora. Em um momento em que a música clama por qualidade e respeito, perdemos um de nossos ícones, uma referência em qualidade poética e musicalidade.
São dele as letras de clássicos da música brasileira, como Travessia, Maria Maria, Canção da América, Encontros e Despedidas e tantas outras músicas atemporais, que até hoje arrepiam os ouvintes nos shows do amigo Milton Nascimento, o Bituca, que com ele fundou o Clube da Esquina em Minas Gerais, tendo ainda como sócios uma turma da pesada com Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, Wagner Tiso, Tavinho Moura e outros.
Por coincidência, a minha postagem mais recente aqui no Juicy Santos, foi justamente com um texto com algumas canções do Bituca, muitas delas em parceria com Brant. Sem querer, prestei um tributo antecipado e involuntário, pois não tinha conhecimento de seu estado de saúde.
Alguns mais céticos podem até dizer que a MPB já pedia uma renovação de nomes nos últimos anos. O problema é que não vejo ninguém chegar perto da qualidade de Brant em termos de letras.
Temos muitos talentos aí buscando seu espaço, alguns até compondo suas próprias canções. Mas nenhum deles se iguala à riqueza poética, a profundidade das mensagens que Brant atingia. É impossível dimensionar o valor da perda de um ícone como ele.
O ponto positivo é que sua obra permanecerá aí, por muitos e muitos anos. E que ela sirva de inspiração para todos os que estão começando hoje na música.
As suas composições hoje servem como um alicerce forte para a ponte que nos garante uma travessia segura na música. Uma travessia vitoriosa.
Veja esse emocionante registro de um DVD do Milton Nascimento, em que o público presente canta a Canção da América, do começo ao fim.
[ytplayer video=”https://www.youtube.com/watch?v=fDio3_1AaJ8″]