Texto porLuiz Gomes Otero

Dolores para sempre

A música tem algo mágico. Ela consegue te transportar para os lugares mais longíquos sem precisar sair do lugar. Porque mexe com a imaginação, a matéria-prima que colore nossos sonhos e desejos mais profundos da alma.

E claro que as canções pop se encaixam perfeitamente nesse contexto, pois fazem exatamente isso a qualquer hora do dia que você ligar o rádio, seu aparelho de som ou no celular.

AppleMark

Por isso, quando uma voz da música se cala de forma abrupta, sem aviso prévio, acaba nos deixando sem chão. Esse foi o caso do inesperado falecimento de Dolores O’Riordan, vocalista do Cranberries, banda irlandesa que representou um sopro interessante de criatividade no rock nos anos 90. Uma resposta diferente ao som de outro grupo originário do País, o U2.

Como disse um crítico, o Cranberries ocupou um espaço inusitado entre o grunge e o pop daqueles anos, o que tornou enquadrar a banda em qualquer tipo de rótulo bem difícil.

dolores2

Creio muitos leitores e leitoras do Juicy Santos tenham convivido com a doce voz de Dolores ao longo desses anos. Afinal de contas, o som que a banda produziu foi ouvido até em trilha de novela de televisão. Até hoje, tenho a mesma sensação agradável quando começam os acordes da balada Linger. E confesso que me emociono ao ouvir o hit Dreams, que por sinal é do mesmo disco de estreia da banda, o ótimo Everybody Else Is Doing It, So Why Can’t We?. 

Sem querer desmerecer os demais integrantes, o que me marcou mesmo nessa banda foi a voz mágica de Dolores, com seu timbre peculiar que poderia até soar um pouco mais agressivo, mas sem nunca perder a doçura de vista. E ainda tinha o fato de ela ter uma beleza singular. Ou seja: tudo conspirou a favor para que admirássemos a banda.

dolores4

Ao conhecer a história de Zombie, um dos hits que, por sinal, ela estava se preparando para regravar, passamos a admirar ainda mais a banda.

A canção se inspira na morte de duas crianças em 20 de março de 1993, após a explosão de duas bombas colocadas pelo grupo armado IRA (o Exército Republicano Irlandês) em lixeiras em uma área comercial da cidade Warrington, na Inglaterra. Trata-se de um canto pela paz, contra a guerra e seus efeitos devastadores em nossas vidas.

dolores3

Não creio sejam necessárias mais palavras para expressar o sentimento de tristeza pela perda de um talento como o de Dolores, que ainda poderia produzir mais momentos mágicos. Mas é fato que sua trajetória na música até hoje continuará por muito tempo em nossas mentes. Dolores, para sempre, Cranberries.