Texto porJuicy Santos
Santos

Discos de Rock no Brasil

No mês do rock, que tal revisitar esse estilo musical produzido em terras brasileiras? Já houve um tempo que roqueiro brasileiro tinha cara de bandido. Mas isso mudou. Hoje em dia, o rock virou sinônimo de rebeldia saudável para as mentes e corações de todas as idades. Vamos mostrar aqui um pouco do que já produzimos e que serve de referência para os iniciantes do estilo. Confira os imperdíveis discos de rock lançados no brasil.

Discos de Rock no Brasil


Roberto Carlos em Ritmo de Aventura – Roberto Carlos

O Rei da Jovem Guarfa dispensa apresentações. Nesse disco, ele meio que catalizou as emoções daquela época. O programajá estava em seu estágio final, mas a popularidade de Roberto sempre se manteve em patamares inatingíveis por outro artista. Escutem Eu Sou Terrível, parceria dele com Erasmo Carlos, para entrar no clima roqueiro brazuca.

[Lefiqo1mcHI]

Gita – Raul Seixas
Ele era classificado como um visionário. Mas na verdade era apenas um amante do bom e velho rock´n roll, que ele sempre repetia que havia morrido no final dos anos 50. Já sem seus panteras nos anos 70, Raulzito produziu álbuns geniais, dos quais destaco Gita, com os clássicos Sociedade Alternativa e a faixa-título.

[CqjbT6hZH7k]

 

A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado – Os Mutantes
O trio formado por Arnaldo Baptista, Sérgio Dias e Rita Lee barbarizou o final dos anos 60 com seu visual anárquico e irreverente. E a sonoridade não ficou atrás desse tipo de definição. Neste disco tem Ando Meio Desligado, Desculpe Babe e Hey Boy, entre outras pérolas do grupo.

[3VM1JFnH8Eo]

Fruto Proibido – Rita Lee & Tutti Frutti
Depois de sair dos Mutantes, Rita Lee acertou ao se associar com a banda Tutti Frutti. Nesse disco de 1975 tem clássicos de nosso repertório do rock nacional: Ovelha Negra, Agora Só Falta Você e Esse Tal de Roque Enrow são demais e ainda atuais.

[qnmaBm71YXE]

 

Jack O Estripador – Made In Brazil
Uma banda que ainda permanece na ativa até os dias de hoje. E que sempre prezou pela honestidade de seu som, calcado no velho e bom rock´n roll com pitadas de blues. Esse disco aqui é um dos preferidos dos fãs, com vocal de Percy Weiss. Mas a alma da banda era e ainda é o baixista Oswaldo Vecchione.

[HmFngngMTP0]

 

Cabeça Dinossauro – Titãs
O disco que é unanimidade de público e crítica. A banda Titãs catalizando sua revolta contra o sistema de coisas que imperava (e ainda impera) no País. Polícia, Igreja, família e até o o mundo capitalista selvagem foram temas de inspiradas canções do na época numeroso grupo (hoje restam quatro da formação original, que tinha oito).

[6verA5ohyGs]

 

Maior Abandonado – Barão Vermelho
O último disco de Cazuza com o Barão Vermelho é um dos melhores da época. Só Bete Balanço, que seria trilha do filme homônimo, já valeria a audição. Há outros momentos memoráveis em faixas como Nós e a canção que deu nome ao álbum.

[WqHRssaTpIQ]

 

Ideologia – Cazuza
Em seu terceiro disco solo depois de deixar o Barão Vermelho, Cazuza se superou como compositor, expondo a dor da descoberta da Aids em poesias ácidas e diretas. A canção título do álbum é um hino, assim como Brasil, que Gal Costa também regravou de forma magistral. Um discaço, na mais pura concepção.

[YcBkXBuoOw4]

 

Lulu Santos – Lulu Santos
Lulu Santos era uma espécie de mestre de cerimônias do rock nacional. Fez participações especiais em discios de vários grupos iniciantes e produziu grandes canções e discos. Este primeiro disco, que leva apenas seu nome, é reverenciado até hoje pelos fãs como um dos melhores, até por causa da faixa Tempos Modernos, considerada um marco do rock dos anos 80.

[Se5bbTsnbrY]

 

Transpiração Contínua Prolongada – Charlie Brown Júnior
O grupo santista ditou um padrão estético para o rock nacional nos anos 90. Levou as gírias das praias santistas para o mundo inteiro. Esse disco de estreia acertou em cheio no gosto popular e cativou uma legião de fãs que dura até hoje, mesmo depois da recente morte precoce do vocalista e líder, Chorão.

[GRAA6h76s3I]

By: Luiz Otero