Luiz Gomes Otero
Texto porLuiz Gomes Otero
TAGs

Disco esquecido de Elton John é lançado depois de 53 anos

Um álbum gravado em 1968 por Elton John e que ficou engavetado na gravadora por 53 anos finalmente está entre nós.

Regimental Sgt Zippo foi o primeiro composto e gravado pelo astro britânico. Na época, ele ainda buscava conquistar seu espaço dentro da música.


Naquela época, o jovem músico britânico Reginald Kennet Dwight já tinha adotado o nome artístico que o consagraria. E esse poderia ter sido o primeiro álbum. Mas, por razões diversas, a gravadora preferiu engavetar o projeto do disco. Com isso, o disco que servia gravado no ano seguinte (Empty Sky) passou a ser o primeiro oficial, apesar de existirem essas gravações até então inéditas.


Raridades

Como está preparando o lançamento de um box com uma série de raridades (Jewel Box), Elton John deve ter aproveitado a chance e o momento para finalmente conseguir lançar o disco esquecido.

As canções têm letras do parceiro Bernie Taupin. E o disco aparenta apresentar uma série de citações. A faixa título (Regimental Sgt. Zippo) parece querer evocar o Sgt. Peppers dos Beatles. E outra faixa lembra no título uma canção da fase psicodélica dos Rolling Stones (Dandelion).


Não estou querendo insinuar que as canções soam como tentativas de cópias dos dois grupos britânicos. Pelo contrário: todas as canções já têm o DNA artístico e musical de Elton John, seja nos arranjos, seja nas belas melodias.

As faixas foram produzidas como um projeto conceitual, interligadas como se contassem uma história. Mas também funcionam individualmente. A voz de Elton John está limpa e em seu auge, longe ainda dos excessos e vícios que viriam a ocorrer nos anos 70.


Gostei muito da faixa título e da que encerra o disco (Watching The Planes Go By). Já tem aquele tipo de sonoridade singular que conhecemos dele dos anos 70.

Regimental Sgt. Zippo é um tesouro musical que ilustra bem o início do genial compositor e intérprete britânico, apontado como um dos mais importantes da história do rock e do pop internacional.