Luiz Gomes Otero
Texto porLuiz Gomes Otero

Curte pop jazz? A voz de Alice Fredenham vai te conquistar

A inglesa Alice Fredenham atraiu a atenção do público inicialmente no ano de 2013, como concorrente do realiity show Britain’s Got Talent, em seu país natal.

A jovem impressionou a platéia e os jurados em sua primeira performance cantando My Funny Valentine, um clássico do cancioneiro norteamericano. Simon Cowell, um dos jurados (e o mais exigente deles!), chegou a comparar a voz de Alice a “ouro líquido”.

alice6

Embora Alice, para surpresa da maioria dos espectadores, não tenha progredido além das semifinais no programa, ela acabou criando uma base de fãs leal e ávida com seu poderoso vocal e seu estilo clássico (na voz e na estética), que lembra um pouco as conterrâneas Amy Winehouse e Adele, além da delicada Norah Jones, pioneira da fusão entre jazz e pop.

Até o momento, sua aparição inicial no programa britânico de talentos teve mais de 40 milhões de acessos no YouTube. Com isso, Alice se tornou uma personalidade visada pelo mercado americano.

Alice3

Em 2015, Alice conseguiu financiamento pelo Kickstarter para gravar um álbum.

Gravado no estúdio Real World, Under the Covers mistura faixas clássicas e contemporâneas, com o apoio de músicos profissionais.

O resultado foi um disco de tom pop jazzístico agradável de se ouvir do começo ao fim, com foco na interpretação da artista.

Estão no repertório canções como Sunshine Of Your Love (da banda Cream, dos anos 60) e Feel Like Makin Love (balada soul que George Benson e Roberta Flack gravaram nos anos 70 e 80), além de Doctor My Eyes (primeiro hit de Jackson Browne no início dos anos 70) e Feeling Alright (de Dave Mason, sucesso na voz de Joe Cocker). E claro que My Funny Valentine também entrou nessa coletânea, de forma providencial.

alice1

É bem verdade que as versões de Alice estão um pouco distantes das originais.

Talvez porque ela tenha preferido dar um tom mais pessoal na sua interpretação. Mas o ouvinte não vai se decepcionar ao ouvir essas pérolas musicais em sua bela voz. Creio que ela está conseguindo conquistar seu espaço dentro da música, de forma gradativa.

Vale a audição!