Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Os 30 anos do Coral Municipal de Santos e suas reinvenções

  • 1
    Share

Assim como a Orquestra Sinfônica da cidade, o Coral Municipal de Santos é uma tradição.

Dificilmente, você encontrará um santista que, pelo menos uma vez, não assistiu e se emocionou com eles. Afinal, são TRINTA ANOS de história. Sim, o Coral de Santos nasceu nos anos 90 e está fazendo aniversário.

E como tudo dessa época, ele crescer e se reinventou

Formado por Roberto Martins, o coral inicialmente tinha regência do saudoso maestro Sinésio Pinheiro. Atualmente, o grupo conta com 14 contraltos, 15 sopranos, sete tenores e oito baixos. São regidos pela maestrina Nailse Machado Cruz e o maestro adjunto Fernando Pompeu.

E essa não foi a única mudança que as três décadas trouxeram.

juicysantos.com.br - Coral Municipal de Santos

Inicialmente, o repertório era composto por músicas eruditas. Hoje, nas apresentações, também há espaço para arranjos de MPB, música folclórica e até canções latino-americanas.

 “O coral municipal já se tornou referência para outras cidades”, comenta o secretário de Cultura, Rafael Leal. “É um patrimônio e orgulho da cidade”.

De acordo com ele, não há dúvidas de que muitas outras décadas de boa música ainda estão por vir.

As facetas do Coral Municipal de Santos

E tendo em vista o que já foi feito até então, uma coisa é certa: teremos muita música boa e inédita. No biênio 2016/2017, por exemplo, o coral homenageou os 100 anos do samba. O repertório teve canções de grandes compositores brasileiros como, por exemplo:

  • Cartola;
  • Assis Valente;
  • Adoniran Barbosa;
  • Pixinguinha.

Além disso, arranjos de jazz e standard também fizeram parte do repertório do coral santista nos últimos anos.

Em 2020, assim como tudo, o Coral Municipal de Santos precisou se reinventar. E agora eles estão na internet.

“Há um maestro americano, Erick Whitacre, que faz vídeos de corais e posta na rede há mais de 10 anos. A partir do trabalho dele, começamos a trocar informações para sabermos como poderíamos fazer um trabalho de boa qualidade e que nos deixasse satisfeitos”, conta a maestrina Nailse Machado.

Desde o início de junho, o canal do YouTube Cultura Santos está exibindo a série Falando em Coro. Em resumo, nos vídeos, a maestrina entrevista músicos, diretores, educadores e outros profissionais do meio artístico.

Em agosto, o público poderá a matar um pouco da saudade do grupo, com performances em formato digital. Pois uma nova série está a caminho: Nossos Talentos. Desta vez o destaque é para as habilidades dos coralistas.

O primeiro vídeo entra no ar neste sábado, 8 de agosto, em comemoração aos 30 anos do coral. De acordo com a divulgação, o episódio de lançamento terá os 44 integrantes cantando juntos o hit dos anos 80, Sweet Dreams, da banda Eurythmics. 

Muito bom, né? Então já se inscreve no canal para não perder nenhum vídeo!