Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Conheça o folk da Banda Supernova

A simplicidade do projeto começa pelo nome: Supernova.

Apenas isso.

Uma essência do passado dos integrantes do projeto, nascido há pouco mais de três anos, entre os canais santistas.

super novaImagem: Divulgação

“Todos nós viemos da noite e todos tinham o mesmo sentimento a respeito disso, de cansaço, sabe? Você se esforça muito, sua para caramba e ninguém valoriza a arte que está apresentando. Então decidimos que se é para tentar, que seja fazendo algo nosso”, explica Thiago Pugliesi, vocalista.

Entre as notas, estão instrumentos pouco comuns no cenário regional, como banjo, bandolim e gaita, por exemplo.

O folk, estilo escolhido pelos integrantes, ainda engatinha aqui no Brasil. Ganhou notoriedade após a ascensão de bandas gringas, como Mumford and Sons e Of Monsters and Men, e  da passagem da banda Suricato pelo reality show global Superstar. “Eles (Suricato) têm a mesma linha de composição que nós, somos amigos dos caras e em um momento de dificuldade, em que eu pensava em desistir, foram eles que me incentivaram a continuar”, lembra.

Assim como outras bandas entrevistadas pelo Juicy, o projeto encontrou problemas para chegar à atual formação. “É preciso achar pessoas que gostem disso, você tem que tocar para a música, ser tênue”. Finalmente, os quatro nomes se uniram: Thiago (voz e banjo), Miguel (guitarra e bandolim), Marcelo (baixo) e Luiz (bateria); “Conseguimos uma conexão muito forte”, diz Thiago.

Mais uma vez, o quarteto foi em sentido oposto ao comum: além de já começarem com composições próprias, abriram mão de gravar um EP. “Decidimos não tirar nada do nosso bolso. Fizemos um canal no Youtube e lá postamos os vídeos cantando ao vivo, sem edição nenhuma. A ideia é que, goste ou não, que seja logo de cara”.

A interação com o público – via redes sociais – tem dado certo. São mais de 3 mil curtidas no Facebook e já tem gente compartilhando trechos das músicas. “Nosso ideal é passar uma mensagem. Sempre tem alguém passando por uma situação e ouvir uma música pode ajudar. Eu já passei por isso e quero poder ajudar com a minha arte também”.

Planos para o futuro

Com um som que foge do convencional, a Supernova está conquistando seu espaço nas casas santistas. Entre os espaços em que se apresentou, está o Zé Caramujo e, para fechar a agenda do ano, vai rolar pocket show no Juicy Bazar (eba!).

“Pretendemos estar na próxima edição do Supestar. Estamos trabalhando para isso”, explicam. “Estamos num momento de colher o que foi plantado. Sempre que vejo alguém compartilhar uma música nossa, fico muito feliz, vou ver se tenho amigos em comum, se não é a emoção é ainda maior”.

O que é folk music

Esta expressão surgiu no século XIX, provinda do termo ‘folk lore’, música gerada pelo saber popular.

Este estilo musical era claramente assumido por uma civilização pré-industrial, à margem da produção cultural em marcha nas grandes cidades. Voltou a ganhar força com bandas como o Suricato, Florence And The Machine e The Byrds.

Para entender melhor, curte o som dos caras:

E não deixe de curtir lá no facebook e marcar presença n pocket show que acontecerá durante o Juicy Bazar 😉