Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Conheça a banda Garagem Erudita

Participar de um festival de música, em que o estilo que predomina é o rock, com uma banda clássica, parece loucura? Pois não pareceu para os garotos da Garagem Erudita, grupo que vem chamando atenção no cenário musical santista.

Juntos oficialmente desde setembro de 2014, Matteus Farias (violino), Jeff Moura (violoncelo), Matheus Silva (violoncelo), Pablo Ramirez (contrabaixo) e Douglas Vicente (percussão), encararam bem o desafio no Festival da Juventude, promovido pela prefeitura da cidade.

Garagem Erudita Imagem: Matheus Lessa

Apesar de diferente, o som dos caras agradou tanto que eles foram classificados para a final.

“A aceitação, por parte do público, está sendo boa. Os instrumentos já chamam bastante atenção. Até onde a gente sabe, em todo os lugares em que tocamos, a plateia ficou bem satisfeita”, comenta Pablo. “Nós começamos a divulgar a banda online, mas inicialmente íamos para a rua fazer isso. Ainda fazemos e as pessoas adoram”, emenda Matteus.

E não tinha como ser diferente: clássicos dos mais diversos estilos ganham vida com os instrumentos que, por vezes, são desconhecidos do grande público. “Achei linda a (versão) do Michael Jackson, como é mesmo o nome? Ele disse, mas eu não sou boa com inglês, acabei esquecendo”, comenta Anne, de saída do show que aconteceu na Pinacoteca Bendicto Calixto.

Leia também:
The Diou’s
Depois da Tempestade
Banda The Jhonnes

Durante todo o espetáculo, um clima intimista é mantido com a plateia. Explicações de como as canções foram para o repertório e conversas descontraídas fazem parte do show.

“Um fato engraçado é que nós não sabíamos que o Festival da Juventude exigia música autoral, descobrimos um dia antes das inscrições. Tivemos que compor algo na madrugada. Foi uma junção de várias ideias. Nós nos inspiramos numa abertura de ópera, que mostra todos os temas que serão apresentados”, explica Jeff.

Assim como outras bandas, o pessoal do Garagem Erudita relata a dificuldade de conseguir espaço para se apresentar. No entanto, os momentos em que estão juntos são apreciados ainda mais, por serem raros. “É difícil conciliar agenda, todos temos trabalhos paralelos e alguns estão em orquestras em São Paulo, caso do Matheus que estuda música na USP”.

Para ficar de olho nas datas dos shows, curta a página da banda Garagem Erudita no Facebook.

“Nosso objetivo é levar os instrumentos clássicos para locais onde normalmente não entrariam, quebrar o paradigma de que eles servem apenas para músicas eruditas, apresentar para quem não teria acesso”.

Da para conferir um pouco do trabalho deles em vídeos no Youtube, olha só esse cover de Love Never Felt so Good, do Michael Jackson com o Justin Timberlake: