Texto porLuiz Gomes Otero

Concert For George ganha reedição especial

Um ano após a morte de George Harrison, seus amigos, liderados pelo filho Dhani Harrison e por Eric Clapton, organizaram, em Londres, um concerto em sua homenagem no Royal Albert Hall, no dia 29 de novembro de 2002.

O show foi filmado e gravado, resultando em uma apresentação teatral de 100 minutos, condensados em um CD e DVD duplo, que ganham, agora, uma reedição especial com material extra que ficou de fora à época do lançamento.

concert4

Todo o material passou por restauração, mantendo a versão completa do concerto.

A apresentação começa com longo segmento de música indiana com Anoushka Shankar sob a orientação de seu pai, Ravi Shankar.

Na sequência, o destaque passa para interpretações do repertório de George de forma muito bem executada, com Clapton e demais integrantes recriando os arranjos elaborados com vários guitarristas, tecladistas e percussionistas apoiados por uma orquestra.

A banda de palco é um verdadeiro “quem é quem”de amigos de Harrison, incluindo seus colegas remanescentes dos Beatles, Paul McCartney e Ringo Starr, mais Jeff Lynne, Billy Preston e Tom Petty e os Heartbreakers, entre outros.

concert2

É difícil elencar os momentos mais bonitos desse show. O tom emocional fica nítido na expressão de cada interprete das canções. Mas, de fato, Billy Preston mostra um brilho extra de talento ao dividir os vocais com Clapton na ótima Isn’t It a Pity e solar o vocal em My Sweet Lord. Seu toque soul está impecável nessas canções.

Something com Clapton e Paul McCartney é outro momento sublime, assim como While My Guitar Gently Weeps. Nessas duas, Ringo e Paul estão juntos no palco, o que garante uma emoção a mais para os beatlemaníacos.

concert3

A maioria talvez não reconheça Joe Brown, estrela pop britânica dos anos 60 pré-Beatles, que fez uma excelente versão de Here Comes the Sun e encerra o show com a cândida I See You in My Dreams.

A associação de George Harrison com o Monty Python aparece em uma apresentação hilariante da maioria dos membros do grupo de comédia, tendo Tom Hanks quase despercebido no número The Lumberjack Song.

concert5
O concerto mostra um retrato completo da música de Harrison, com uma forte carga emocional. Um sinal claro de que sua música atravessou décadas sem perder o encanto. Mesmo vivendo em um mundo material.