Luiz Gomes Otero
Texto porLuiz Gomes Otero

Marcos Canduta e Manoel Herzog lançam Canções de Amor Caiçara

O encontro da literatura com a música sempre resulta em coisas bonitas e memoráveis. E quem for ao teatro do Sesc na noite deste sábado (8 de junho) assistir ao show de lançamento do disco de Marcos Canduta e Manoel Herzog verá essa combinação, em uma verdadeira celebração em homenagem a Santos.

Em Canções de Amor Caiçara, os artistas cantam a cidade e seus pontos históricos e turísticos em melodias que passeiam por vários estilos musicais.

www.juicysantos.com.br - canções de amor caiçara

Canções de Amor Caiçara e a música de Santos

O projeto foi financiado a partir do 6º Concurso de Apoio a Projetos Independentes no Município de Santos (Facult), edital de incentivo financeiro à produção artística na Cidade, realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Canduta conta que a história começou há cerca de 10 anos, durante uma conversa informal com a parceira musical do duo Choro de Bolso, Débora Gozzoli. Ela sugeriu uma canção sobre as garças que frequentam os canais santistas.

Ao saber da ideia, o escritor Manoel Herzog abraçou o projeto e não largou mais. O enredo cresceu e passou a contar uma história de amor entre um santista e uma paulistana que veio para Santos para passar o final de semana.


Depois vieram os contatos com Zeca Baleiro, Carlos Careqa e um tal de Chico Buarque, que acabaram aceitando participar do projeto. Junto a eles, figuras conhecidas de Santos, como o cantor João Maria, a cantora Viviane Davoglio e o cantor Alberto Salgado, estão no álbum, além de um time competente de músicos locais.

O disco abre com a canção Descendo a Serra, choro cantado por Zeca Baleiro. No início, avisa com sua voz soturna que vai ter comboio na estrada. Depois, vem a faixa O Bonde cantada de forma brilhante por Viviane Davoglio.

Carlos Careqa empresta sua versatilidade na Valsa Noroeste e My Love Story. É incrível notar como esse cantor e compositor catarinense se identificou com os temas relacionados com a nossa Santos.

Participação mais do que especial

Chico Buarque canta com Viviane Davoglio o divertido samba Futebol na Praia, que lembra os craques que fizeram história com a camisa alvinegra mais famosa do mundo. Apesar de ser torcedor fanático do Fluminense, Chico se rendeu aos encantos do Santos Futebol Clube e do samba composto por Canduta e Herzog.

João Maria é outro destaque positivo nas faixas Garça no Canal Último Café. Em Praia do Goes, brinca com palavras em inglês. (“Na Praia do Goes/And as time Goes By…”).

E o grupo Filhos da Tradição canta a faixa Fado Bordado, em homenagem às bordadeiras do Morro do São Bento.

A produção e os arranjos de Canduta estão impecáveis. A capa e o encarte contam com aquarelas pintadas por Simone Schumacher, que retratam cada faixa do disco. Como a obra está em fase inicial de lançamento, ainda não há faixas disponíveis na internet. O jeito é ir até o Sesc conferir Canduta ao vivo. E, cá entre nós, quem for não irá se arrepender.

Canções de Amor Caiçara ao vivo

Anote na agenda: o show Canções de Amor Caiçara começa às 20 horas, no Sesc Santos. Os ingressos custam de R$ 6 a R$ 20.

O Sesc Santos fica na Av. Conselheiro Ribas, 136, Aparecida.