Luiz Gomes Otero
Texto porLuiz Gomes Otero

Caetano Veloso e filhos em Ofertório

Um dos maiores compositores do País, Caetano Veloso praticamente dispensa apresentações.

Considerado pela revista Rolling Stone como o quarto maior cantor brasileiro de todos os tempos pelo conjunto de sua obra, tem papel fundamental na história da arte brasileira.

Só por isso já vale a pena ouvir o CD e DVD Ofertório, registro da turnê que ele fez em 2017 ao lado dos filhos Moreno, Tom e Zeca.

caetano

O álbum foi gravado em São Paulo, em um dos shows da turnê pelo País e o DVD traz 28 faixas, com grandes sucessos da carreira de Caetano Veloso como Alegria Alegria, Um canto de afoxé para o bloco do Ilê, Sertão, O Leãozinho e Força Estranha, além de músicas inéditas como Todo Homem, de autoria de Zeca Veloso.

caetano2

Trata-se de um show em família, dedicado às mães.

Ofertório, de fato, é o nome de uma música que Caetano Veloso escreveu para sua mãe, Dona Canô.

Escutar as canções em leituras mais intimistas, praticamente acústicas, nos deixa mais próximos da obra desse ilustre baiano. Um exemplo é a canção Reconvexo, que foi gravada originalmente por sua irmã, Maria Bethânia. Ela ganha uma força incrível mesmo sem acompanhamento instrumental, somente ao som de palmas do público.

www.EUOSSOMP3s.blogspot.com

Para mim, só pela faixa Oração ao Tempo, já vale a audição do disco ou do DVD. Mas tem muito mais, pois a obra de Caetano é totalmente atemporal. E merece mesmo ser revivida.