Luiz Gomes Otero
Texto porLuiz Gomes Otero

Álbum Branco dos Beatles ganha reedição especial

O mítico Álbum Branco dos Beatles chega aos seus 50 anos renovado com uma reedição especial preparada pelo filho do produtor George Martin, Giles.

O box com seis discos (CDs) e um blu-ray conta com uma nova remasterização que deixou mais claro e definido o som dos instrumentos. Além disso, há material extra composto por sessões de gravação dos Fab Four e outras novidades que deixarão os beatlemaníacos em polvorosa.

Apesar de toda a sua importância, o White Album praticamente representa o começo do fim do sonho para os Beatles. Até o disco anterior, você percebia uma certa unidade no grupo. Aqui, cada faixa parece um trabalho solo de cada integrante. E, por isso, o conjunto completo da obra acaba resultando genial para o ouvinte.

Cada um no seu quadrado

John Lennon, na época já envolvido com Yoko Ono, parece querer se reafirmar artisticamente na faixas em que faz o vocal solo, como Dear Prudence e Glass Onion. E homenageia a mãe com a faixa Julia, uma balada acústica carregada de sentimento e emoção.

Paul McCartney, por sua vez, segue na sua linha folk em Blackbird e Mother Nature’s Son. Mas também demonstra habilidade e destreza no vocal hard rock rebelde de Helter Skelter e em Back In The USSR.

Ringo Starr contribui com a balada Don’t Pass Me By. E George Harrison mostra suas garras em While My Guitar Gently Weeps, uma das músicas mais bonitas da carreira da banda.

No entanto, nos quatro CDs extras é que estão os presentes para os fãs. Há takes alternativos, como a faixa Martha My Dear ainda sem o acompanhamento de orquestra ou o take um original de Hey Jude, que foi lançada na mesma época do Álbum Branco, mas em compacto simples.

Também há algumas faixas até então inéditas para o grande público, como What’s The New Mary Jane? e Circles. Child Of Nature, de John Lennon, é o embrião melódico de Jealous Guy, que ele gravaria em 1971, no álbum Imagine.

Essa reedição especial coroa os 50 anos do Álbum Branco. E, apesar de ter sido marcado pelos problemas de desgaste das relações pessoais dos quatro músicos, ainda conserva a sua genialidade e serve como fonte de inspiração para iniciantes do rock.

Ouça alguns dos clássicos do White Album, dos Beatles