Luiz Gomes Otero
Texto porLuiz Gomes Otero

Abbey Road e os 50 anos do fim do sonho dos Beatles

Há 50 anos, saía Abbey Road, último álbum gravado pelos Beatles em estúdio.

Foi a última vez que John, Paul, George e Ringo tocaram juntos como grupo. O show decretou o fim de um sonho iniciado em Liverpool no início dos anos 60 e que se espalhou pelo mundo com a Beatlemania.

O sonho acabou com Abbey Road

Abbey Road se tornou uma das maiores realizações dos Beatles.Uma espetacular cortina musical que se fechou em 1969. Eles colocaram suas diferenças de lado e voltaram à sua antiga magia uma última vez. Let It Be chegou em 1970, mas as suas sessões de gravações ocorreram um pouco antes de eles gravarem Abbey Road.

www.juicysantos.com.br - abbey road faz 50 anos

A exemplo do disco de 1968, o conhecido White Album, o Álbum Branco, Abbey Road também mostra bem as individualidades de cada beatle.

Come Together, por exemplo, é uma criação de John Lennon, enquanto que Something e Here Comes The Sun mostravam o potencial de George como compositor e intérprete. E, ao cantar Oh Darling, uma incrível balada com influência do blues, Paul comprovou sua força na interpretação. Ringo compôs e cantou a bela e singela Octupus’ Garden.

Lado B de Abbey Road

O lado B tem uma sequência antológica de canções que comprovavam porque os Beatles eram a banda mais influente de sua época. Isso apesar dos problemas internos de relacionamento entre os integrantes. A sequencia de Golden Slumbers, Carry That Weight e The End fecha com chave de ouro o álbum. Mas, infelizmente alguns meses depois, eles anunciariam que tudo havia acabado.

Esta edição de aniversário vem com uma série de takes de gravações feitas durante a elaboração do álbum. Tem, inclusive, uma versão de Paul cantando Come And Get It, um dos primeiros hits da banda Badfinger.

A mística de Abbey Road

Para uma marca tão exaltada da história do rock, a criação de Abbey Road sempre foi um pouco misteriosa e pouco documentada.

Eles se odiavam? Era para ser o último álbum?

Por qualquer motivo, Abbey Road costuma ter o capítulo mais fino, mesmo nos volumes biográficos mais pesados dos Beatles. Na biografia de Bob Spitz, The Beatles, por exemplo, suas sessões têm nove páginas impressionantes.

Talvez Abbey Road não tenha mesmo sido projetado para ser o último disco dos fab four. E essa tese é reforçada quando escutamos com atenção as faixas do mítico álbum. She Came In Through In the Bathroom Window, I Want You e as canções vinhetas Sun King e Polythene Pam traziam um frescor novo para o som dos Beatles, que buscavam se adaptar ao contexto musical do final dos anos 60.

Os clássicos álbuns de estúdio originais dos Beatles foram remasterizados por uma equipe dedicada de engenheiros do Abbey Road Studios, em Londres. Levou um período de quatro anos. O time utilizou tecnologia de gravação de ponta, com equipamentos de estúdio antigos. E mantém  cuidadosamente a autenticidade e a integridade do analógico original gravações. Para nós, fãs, só resta comprar e ouvir esses incríveis tesouros musicais.