7: o disco nota 10 do Casuarina
No começo dos anos 2000, o Casuarina se criou nas rodas de samba no bairro da Lapa (RJ), misturando a MPB com o samba.
Desde então, lançaram sete discos em uma carreira que está chegando aos 15 anos de estrada.
O mais recente, com 13 faixas, todas autorais, saiu no mês de maio de 2016.
Em metade do repertório, as composições são assinadas ao lados de parceiros, como em Eu já posso me chamar saudade, Sumidouro e Queira ou Não Queira, de João Cavalcanti com Moacyr Lyz, João Martins e Alan Monteiro.
Gravado em apenas quatro dias em fevereiro deste ano, 7 traz mudanças antes pouco presentes nos últimos álbuns, como o uso do baixo de João Faria e do piano, com Nelson Freitas, além de novos arranjos a partis dos instrumentos, fazendo o flerte do samba não somente com a MPB, mas também com o jazz e o rock.
“Em todos os nossos outros registros, fomos chamando músicos conforme as demandas de cada faixa. Agora, pela primeira vez, fizemos o planejamento ao contrário, definindo primeiro o conjunto das canções e a melhor formação para executá-las”, declarou João Cavalcanti em entrevista na época do lançamento.
Lembro de quando descobri o Casuarina. Na época, eles tinham lançado o álbum Trilhos Terra Firme, de 2011. Em uma entrevista ao apresentador Jô Soares, eles acabaram encantando o coração desse roqueiro que flerta com a MPB e o samba de boa qualidade.
Senti até aquela pequena nostalgia das (infelizmente) poucas vezes em que vi rodas de samba pela cidade de Santos, normalmente pelo bairro do Marapé, com cavacos, violões, tamtams, surdos, pandeiros e palmas.7 já é, definitivamente, um dos melhores lançamentos que aconteceram no ano de 2016 no Brasil, Casuarina está no topo.
Pra quem não conheça, vá atrás. Não é forçado. É poético e feito direito e com bom gosto. Pra quem conhece e não sabia que eles lançaram um novo álbum, corre pra ouvir.
Faixas:
1 – Ambidestra
2 – Firme-e-Forte
3 – Quiproquó
4 – Sumidouro
5 – Casa Minha
6 – Quando Você Deixar
7 – Eu Já Posso Me Chamar Saudade (Participação de Maria Rita)
8 – Rasteira
9 – Deixa Sangrar
10 – Matemática do Amor
11 – Chicala
12 – Pé-De-Vento
13 – Queira Ou Não Queira
By: Victor Persico