Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

20n: o rap e o valor da comunidade

Não sei se você, leitor do Juicy Santos, vive ou conhece alguém que cresceu na favela.

A realidade por trás dos cartões postais costuma ser bem diferente da zona da orla e, muitas vezes, a molecada precisa encontrar um refúgio, uma oportunidade de se expressar e mostrar como são as coisas do outro lado.

Historicamente, o rap é uma dessas saídas.

Para Leandro Costa, o som de 2 Pac, Dynamite e Racionais marcou o início de um trajetória que o acompanharia pela vida: ouviu as primeiras rimas, gostou do som, começou a cantar junto e, aos 13 anos, já estava rabiscando algumas ideias nas últimas folhas do caderno da escola.

Vintém (20n) é o nome artístico do cara que, desde que se lembra, se utiliza das rimas para falar com o mundo.

Aos 31 anos de idade, o pequeno Leandro ainda vive com ele e o sonho continua o mesmo: conquistar seu espaço na música.

Mas, agora, ele traz consigo uma bagagem de 50 faixas gravadas, um vídeo clipe e mais de 40 apresentações na região.

20n

“Comecei a acompanhar de maneira mais próxima aos 14 anos. Nessa idade, conheci o movimento e as baladas black que, na época, eram bem mais comuns do que atualmente. Em 2006, pisei em um estúdio pela primeira vez”, lembra.

Uma das músicas de maior sucesso é O Seu Real Valor (com participação de F-Jones, do Freeside).

A letra tem a mensagem que o rapper, que atualmente vive em Praia Grande, pretende passar em sua carreira: uma visão perante a vida.

Leia também
Mac Love: promessa do rap
MMZ: grupo 013 traz novidade para a cena do rap brasileiro
13ML: uma dose de loucura por Santos

Sua rotina de criação deixa bem claro que ele só escreve sobre o que vê no dia-a-dia:

“Se eu sento e digo que vou escrever, tipo me forçar a isso, não sai nada. É quando estou de bobeira, ouvindo alguma coisa ou vendo a vida passar, que surgem as melhores ideias”.

E ele ressalta que esses momentos de criatividade podem vir durante sua rotina de trabalho ou nas horas finais do dia, quando se dedica a estudar música.

Seu real valor

Por mais que ao menos uma hora de sua noite seja dedicada à música, 20n acha que precisa de mais.

Com o dia dividido entre o trabalho (que fica em Santos), outros afazeres e o rap, suas metas para o futuro são conseguir estudar ainda mais. Pois, segundo ele, só assim a evolução será possível e, consecutivamente, a conquista de um espaço no mercado.

Enquanto isso, ele segue produzindo e divulgando seu trabalho. Quanto ao real valor do garoto que aprendeu a rimar para dar a voz à comunidade, afirma:

“Sou um cara guerreiro e sonhador. Que jamais mediu esforços para alcançar seus objetivos”.

Vintém (20n)

Ficou curioso com o nome artístico dele? O Juicy Santos te explica! É uma referência à moeda que circulou no Brasil no século 19.

“Quando eu estava no ensino médio o vintém já tinha saído de circulação, ou seja, não tinha valor. E me deram esse apelido. Eu deixei me chamarem assim, mas provei o quanto estavam errados”, conclui o cantor, que mostra o seu real valor por meio de suas músicas.

Para ficar de olho nas novidades da carreira do 20n, basta segui-lo lá no SoundCloud, ele posta todos os sons lá (e eles são disponíveis para download gratuito!). Em breve, deve sair vídeo novo e, quem sabe, ele aparece em alguns eventos na nossa agenda, né?

20n