Matheus Nachtergale abre o Festa 58
O Festival Santista de Teatro (FESTA 58) dá início a mais uma edição nesta quinta-feira (1º de setembro).
Para começar com o pé direito, o primeiro dia terá arte no Teatro Guaruany, Praça dos Andradas, Vila do Teatro e Centro Cultura Cadeia Velha SIMULTANEAMENTE.
Além do feito inédito na história do evento, o ator Matheus Nachtergaele é uma das atrações da noite.
A sessão gratuita do monólogo Processos de Conscerto do Desejo acontece no palco do Guarany (Praça dos Andradas, 100, Centro Histórico), às 21 horas. O espetáculo é uma releitura do ator sobre os versos de sua mãe, Maria Cecília Nachtergaele.
Para quem não sabe, Nachtergaele perdeu a mãe ainda bebê, em 1968. E, por isso, a obra é vista com uma homenagem do filho, em uma peça que mescla recital de poemas e interpretações de canções prediletas de sua mãe: do conterrâneo Paulinho Nogueira ao italiano Sergio Endrigo.
Além do ator, sobem no palco os músicos Luã Nelik e Henrique Rohmann, no violão e no violino, respectivamente.
Ao fim da apresentação, acontece o lançamento do livro A Mariposa. Publicado pela Polvilho Edições, a coletânea reúne 38 poemas de Maria Cecília Nachtergaele e uma assinada por seu filho. Não há informação sobre o valor do exemplar.
Programação
A noite de quinta-feira contará com uma agenda cheia de intervenções legais. Entre elas estão Zig Zig Zaa, dos alunos da Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo; Querô – Uma Reportagem Maldita, da Cia Veritas; A Mancha Roxa, da Cia Teatral Libero e a performance circense Canção do Mar, do núcleo Os Panthanas.
As atrações continuam com a roda do Coletivo Santista de Capoeira; dança contemporânea com Diálogos Ocultos, de Natasha Mello; As linguagens do hip hop com Cypher Night, do Mad Feeling Crew e Prazer Meu Nome É Hip Hop!.
Para mais detalhes, basta acessar o Facebook do evento.
Sobre o FESTA 58
Trata-se do festival de teatro mais antigo, ainda em atividades, do país.
O Festa 58 é uma realização do Movimento Teatral da Baixada Santista e, neste ano, traz à tona a temática Que democracia queremos?.
A programação vai de 1º a 7 de setembro, com eventos totalmente gratuitos.