Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
37 anos - Santos (SP)

Hora da Cultura: cultura + educação nas escolas de Santos

Cultura e educação andam de mãos dadas. Não dá pra negar que as crianças que têm contato com artes visuais, teatro, dança, música, literatura e todas as outras manifestações artísticas se sobressaem em todos os sentidos – de autoestima a criatividade.

Por isso, é um baita orgulho ver um projeto como o Hora da Cultura saindo do papel e tomando conta das escolas municipais de Santos.

O Juicy Santos esteve presente no lançamento do programa, que aconteceu no dia 7 de agosto, no Teatro Municipal Braz Cubas.

www.juicysantos.com.br - hora da cultura

Mais do que entender melhor do que se trata, nós pudemos presenciar, ao vivo, o encantamento que as apresentações provocaram nos pequenos.

Foi absolutamente mágico ver o Teatro Municipal Braz Cubas lotado de crianças atentas ao que estavam assistindo.

Foto: Marcelo Martins/PMS

O Quarteto Martins Fontes, juntamente com o percussionista João Francisco, levou ao palco do teatro tradicionais canções brasileiras, como Menino da Porteira, Asa Branca e Brasileirinho. Resultado: aplausos e mais aplausos para o grupo.

Na sequência, a Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo encenou o espetáculo teatral Preparar, Apontar… Flores. A peça conta a história do menino Tistu, dono de um dom especial: seu dedo faz brotar as sementes de flores  escondidas nos lugares mais inusitados.

O que é o Hora da Cultura?

Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), viabilizada por meio de emenda parlamentar para levar espetáculos de circo, música, contação de histórias, cinema, teatro e outros para dentro dos muros das mais de 80 unidades municipais de ensino.

Formar novas plateias, despertar o interesse e estimular o olhar artístico não só entre os alunos, mas também entre professores e funcionários, é a premissa do Hora da Cultura. Importante dizer que esses objetivos fazem parte do Plano Municipal de Cultura.

Para os professores (de todas as disciplinas), haverá a Sessão do Professor no Cine Arte Posto 4, seguida de roda de conversa com profissionais e convidados que atuam no audiovisual. Também estão programadas oficinas de arte, fotografia, preparação vocal, oratória, dança e técnicas de contação de história para acontecer na Semana da Educação Paulo Freire.

www.juicysantos.com.br - hora da culturaFoto: Marcelo Martins/PMS

Até o mês de novembro de 2018, cerca de 10 mil estudantes da rede municipal vão assistir a apresentações dentro das escolas e também no Teatro Guarany.

Para o secretário de Cultura, Rafael Leal, o projeto nasceu a partir do sonho de toda a equipe da Secult para “transformar a vida das pessoas e abrir novos caminhos”.

Aqui no Juicy Santos, adoramos ver ações como essa ganhando fôlego na cidade e formando cidadãos mais curiosos, reflexivos e atentos ao mundo ao seu redor.