Gilberto Mendes: 92 anos de amor à música
No próximo sábado (19 de julho), Gilberto Mendes completa 92 anos e a “festa” será na Pinacoteca Benedito Calixto. Isto porque ele receberá homenagem com uma intervenção artística e apresentações de música, literatura, dança, além de projeção de vídeos sobre sua vida e obra.
O celebrado compositor e maestro santista colocou a cidade no cenário internacional da música de vanguarda.
Cantos da Costa um ex-tudo sobre a Mata Atlântica é um espetáculo multimídia idealizado e produzido pelos coletivos Percutindo Mundos e City Companhia Instável de Repertório.
Em sua estrutura diferenciada, o espetáculo se desenvolve através da “poética atlântica” do escritor Flávio Viegas Amoreira e da poesia transcontemporânea do artista caiçara Márcio Barreto, palavras entrelaçadas pela dança de Célia Faustino, pela música-cinema do Percutindo Mundos e pelas imagens que serão apresentadas.
“Cantos da Costa é uma recriação do multifacetado universo gilberteano, por onde os artistas criadores do roteiro navegam seus alegres trópicos, seus mundos repletos de experimentalismo, em referência à obra arrojada e inovadora de Gilberto Mendes que, não à toa, é chamado de Gilberto Mundus por Decio Pignatari e definido por Livio Tragtenbderg como um compositor com os pés na areia e os olhos no horizonte”, lembra Amoreira.
A homenagem começa às 17 horas e a entrada é gratuita.
A Pinacoteca Benedito Calixto fica na Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão.