Exposição gratuita apresenta obra de Marilda Passos
De hoje até dia 8 de maio, a Galeria de Arte Braz Cubas exibe as obras cheias de urbanidade de Marilda Passos.
Dividindo seu estilo entre a abstração e o figurtivo, a artista se dedica a retratar as cidades em que viveu por meio da observação: de São Paulo, do litoral do estado, de Goiânia. Ela se inspira na percepção dos acontecimentos do cotidiano, encobertos pela rotina louca da vida em uma metrópole.
São 40 trabalhos, entre pinturas, desenhos e gravuras, com curadoria de Enock Sacramento. Há uma série delas em cuja técnica Marilda é especialista: a chamada ponta seca. Com um estilete com ponta de diamante, ela risca a chapa de cobre e obtém efeitos de luz e sombra. Há também obras feitas através de técnica alcunhada de água-tinta, cujo efeito é obtido com a utilização de líquidos corrosivos sob a placa.
“Algumas das pinturas trazem a ideia da memória da cidade, o que a gente chama de arqueologia do urbano. São obras mais abstratas do que figurativas, com muitas curvas e torres desenhadas. Ela trabalha com as estruturas da cidade, as construções de prédios, pontes etc”, explica Sacramento.
Formada em Direito, mas sempre com um pé nas artes, Marilda começou sua trajetória nesse universo ainda adolescente. Com esta mostra, comemora seus 25 anos de carreira.
Marilda Passos — 25 Anos de Arte tem entrada gratuita de segunda-feira a sábado, das 13 às 19 horas.
A Galeria Braz Cubas fica no Centro de Cultura Patrícia Galvão, na Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.