Barraco Número 9 no Jardim Botânico
Neste domingo (27 de setembro), às 13 horas, o lindo Jardim Botânico Chico Mendes vira palco do espetáculo Barraco Número 9, do grupo Oficina do Imaginário.
Misturando teatro e samba, a peça tem como base o livro “Quarto de Despejo – diário de uma favelada”, de Carolina de Jesus. Escrito na década de 60, seu diário relata o dia a dia na favela, a indignação perante a miséria e a fome.
Carolina, catadora de papel, batalha para sustentar a si mesma e seus filhos, enfrentando preconceitos e humilhações por ser negra, pobre e favelada. A trajetória dessa grande personagem da nossa literatura é contada por 7 atrizes, que se revezam em cenas durante a peça.
Com a participação dos músicos Roberto Biela e Paulinho Ribeiro, o espetáculo compartilha com a plateia diversas emoções, embaladas com sambas tradicionais que são executados ao vivo, resgatando compositores como Cartola, Adoniran e Chico Buarque.
A diretora do espetáculo, Paula D’Albuquerque, diz que o ponto forte da peça é a identificação da plateia com o texto. “Apesar de ser um livro dos anos 60, as misérias continuam envergonhando o país. Carolina é uma autora extremamente atual”, comenta Paula.
A apresentação é gratuita e destinada a todas as idades. O Jardim Botânico fica na Av. João Fraccaroli, s/n, Bom Retiro.