Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Sesc Santos recebe obras itinerantes da Bienal de SP

A 29ª Bienal de São Paulo rolou entre setembro e dezembro do ano passado. Quem não conseguiu ir à Capital pode ver algumas obras selecionadas aqui mesmo na Baixada Santista a partir do dia 19 de abril (terça-feira). É o projeto Itinerância, que leva peças selecionadas pelos curadores da mostra a 13 cidades do Brasil, como Recife, Curitiba e Porto Alegre. A exposição acontece no Sesc Santos e a entrada é gratuita.

29 bienal SP milton machado
A ideia de itinerância reflete os conceitos artísticos expostos ao mundo no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera. A relação entre arte e política, mote central da mostra, é também o fio condutor das exposições itinerantes. O recorte para a mostra de Santos resulta na seleção de obras de três artistas de proeminência para a cidade: Manfred Pernice, Milton Machado (instalação da foto) e Paulo Bruscky, autor do filme Arte/pare, que em 1978 desfilou pelas ruas como um homem-sanduíche que carregava as perguntas “O que é arte? Para que serve?”.

Outro destaque é a visita interativa, em que o visitante pode fazer um passeio 360 graus pelo pavilhão do Ibirapuera usando tecnologia semelhante ao Google Street View. No dia da estreia (19), às 9 e às 15 horas, tem ainda a atividade complementar “Formação em Arte Contemporânea”, com a equipe da Bienal.

O Sesc fica na Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida. Telefone: (13) 3278-9800.