Santos Café 2017: + de 70 atrações e muito café no Centro Histórico

O cheiro do café me dá a tua presença.

Foi assim que Rui Ribeiro Couto descreveu o laço entre Santos e o café, na poesia intitulada Santos. E assim acontece para muitos santistas que deixaram a cidade: o aroma da bebida remete à terra natal.

Não há como negar a ligação de Santos com o café. É histórico, delicioso e a gente ama. Por isso, pelo terceiro ano consecutivo, o Centro Histórico celebra esse casamento saboroso entre urbe e bebida, graças ao Festival Santos Café 2017.

Neste ano, a celebração está marcada para os dias 7, 8 e 9 de julho (sexta-feira a domingo). 

Ao longo de todo o fim de semana, o bairro mais antigo da cidade recebe música, gastronomia, passeios especiais, cinema, degustação de café, dança, artesanato e intervenções artísticas, em mais de 70 atrações reunidas e gratuitas.

E a festa terá destaques como Peninha, Blues Beatles e Nuno Mindelis.

14405853150_d53cf52628_h

Programação do Festival Santos Café 2017

Para começar bem, Peninha, o cantor Aroldo Alves Sobrinho, traz sua banda para dar início às celebrações, a partir das 20 horas, em palco montado na Rua XV de Novembro. Quem trabalha por lá pode estender o happy hour.

Peninha compôs sucessos como Alma Gêmea (sucesso com Fábio Jr), Sozinho (interpretada por Caetano Veloso) e Sonhos (cantada por Marisa Monte). Por aqui, ele apresenta repertório de seus 17 discos e DVDs solo.

O esquenta fica por conta de Kika Willcox & Alexandre Blanc tocando MPB no Museu do Café, a partir das 17 horas.

O local, aliás, inaugura a exposição Sin Café no Hay Mañana, da fotógrafa Letícia Freire,. E outra tem notícia boa: durante todo o festival, a entrada para o museu é GRATUITA!

No mesmo dia, às 18h30, você não vai querer perder a visitação noturna ao museu, com um adicional delicioso: os 50 primeiros visitantes ganham degustação de uma dose de shake de sorvete de café. Quem não puder ir na sexta-feira tem mais uma chance, no sábado, quando a atividade será repetida no mesmo horário.

A degustação de cafezinho acontece na Casa da Frontaria Azulejada e na Estação do Valongo, sábado e domingo, das 11 às 17 horas. E, para completar o passeio, os dois locais recebem feiras com produtos variados e lindos que nós adoramos – Encontro de Criadores e Feira Centro com Arte, respectivamente.

Você toma um café e também ajuda a circular a boa energia da economia criativa.

Santos CaféFoto: Divulgação

Outras atrações

Ainda falando de música, a trilha sonora vem recheada de samba, choro, MPB, blues, jazz e pop-rock e bossa nova. Além das atrações que já mencionamos, Nuno Mindelis, Maurício Fernandes, Roda de Samba do Ouro Verde, Orquestra na Rua, Banda Querô, Kleber Serrado & Choro de Bolso e Banda Blues Beatles completam o time de artistas que representam a Baixada Santista nessa festa.

O mais legal, na nossa opinião? Os locais dos shows são super próximos uns dos outros, então dá pra montar a sua agenda de favoritos ou correr entre um e outro pra assistir ao maior número de espetáculos possível.

www.juicysantos.com.br - festival santos café 2017Orquestra de Rua em 2016 – foto: Thiago Goulart

Veja as atrações musicais do Santos Café 2017

Sexta-feira (7 de julho)

17 horas: Kika Willcox & Alexandre Blanc – Museu do Café
20 horas: Peninha e banda – Palco da Rua XV

Sábado (8 de julho)

10 horas: ensaio Orquestra na Rua – Praça Mauá
11 horas: Quarteto de Cordas Martins Fontes – bulevard da Rua XV
12 horas: Kleber Serrado & Choro de Bolso – Estação do Valongo
14 horas: Roda de Samba Ouro Verde – Palco da Rua XV
15 horas: Choro & Afins – Museu Pelé
15 horas: Jazz na Roda, com Maurício Fernandes & Banda – Casa da Frontaria Azulejada
16 horas: Samba no Salto – Palco da Rua XV
16 horas: show Orquestra na Rua – Praça Mauá
16h30: Velha Guarda, espetáculo que une o Balé da Cidade e a Velha Guarda da X-9 – Casa da Frontaria Azulejada
18 horas: Nuno Mindelis e banda – Palco da Rua XV

Domingo (9 de julho)

11 horas: Pra que chorar & Jorge Maciel – bulevar da Rua XV
12 horas: serenata Tempo de Sonhar – Estação do Valongo
Das 12 às 14h30: Santa Quizumba & Convidados em Komboio Cultural – Praça Mauá
14 horas: Tributo à Portela, com Tuca Pelegrino e banda – palco da Rua XV
14 horas: Vish! – espetáculo de música instrumental – Casa da Frontaria Azulejada
16 horas: Kika Willcox e banda – Casa da Frontaria Azulejada
16 horas: banda Querô/Arte no Dique – Estação do Valongo
16h30: reprise do espetáculo Velha Guarda – Casa da Frontaria Azulejada
18 horas: Blues Beatles – palco da Rua XV

Amantes das máquinas e da velocidade têm encontro marcado na Exposição de Carros Antigos, que pode ser visitada sábado e domingo, das 10 às 16 horas, na Praça Mauá. O local reúne dezenas de exemplares de colecionadores pro público apreciar, tirar fotos e curtir.

www.juicysantos.com.br - santos café 2017Pedal Retrô 2016 – foto: Thiago Goulart

Para completar a vibe vintage, bicicletas antigas fazem um percurso da Ponta da Praia ao Centro Histórico no 2º Bike Retrô. O passeio ciclístico acontece no domingo, com saída marcada para às 10 horas e a promessa de parte dos participantes estarem trajados com roupas de época.

Quem quiser aproveitar a oportunidade para conhecer o Centro Histórico terá essa oportunidade nos walking tours. Essa modalidade turística, muito popular na Europa e nos EUA, consiste em caminhadas com guias e um passeio exclusivo cheio de informações. Elas acontecem no sábado e no domingo, com saída da Praça Mauá às 11h, 14h e 16 horas e passagem por diversos pontos do centro relacionados ao comércio do café.

Cerveja e café

Se a cerveja artesanal é mais a sua praia, pegue carona no Coffee Beer Experience, um tour no Bonde Arte com saídas às 15h e 16h30 da Estação do Valongo, em que os participantes terão direito a degustar de cervejas artesanais produzidas com café por cervejeiros de Santos, combinadas com quitutes regionais.

Já prepararam suas receitas: Bicudo HomeBrew, Confraria Santista da Cerveja – CONSCERVA (cerveja produzida coletivamente) e Nosostros HomeBrew.

Ao longo do caminho, os grupos vão entender um pouco mais sobre as duas bebidas dentro do contexto histórico e social de Santos, com as explicações de um profissional da área.

Os convites custam R$ 50 e, por esse valor, cada participante recebe uma caneca personalizada do evento e ainda degustará um delicioso brigadeiro de café feito pelas mulheres do Turismo de Base Comunitária do Caruara – TBC Caruara.

Os ingressos devem ser adquiridos antecipadamente nos seguintes locais:

– Loja Mestre-Cervejeiro.com – Rua Azevedo Sodré, 22 – Gonzaga
– Monkeys Beer Pub – Rua Guanabara, 298 – Boqueirão, Praia Grande
– Museu Pelé Store – Largo Marquês de Monte Alegre – Valongo

Gastronomia no Santos Café

E, é claro, teremos muita gastronomia: durante o Santos Café 2017, 10 restaurantes vão abrir as portas servindo pratos tradicionais das casas e receitas exclusivas à base de café. Na lista, estão Barbosinha, Bodegaia, Casa Valongo, Downtown, Estação Bistrô Restaurante-escola, Hotel Ibis Valongo, Largo do Café, Milani Di Lui, Porto Brasil e Tasca do Porto.

Este ano, o público poderá saborear cafés especiais, dias 8 e 9, das 11 às 17 horas, na Casa da Frontaria Azulejada e na Estação do Valongo. Com curadoria da Revista Espresso e da Café Editora, participarão as marcas Brasil Espresso, Mitsuo Nakao, Store, Utam, Grão Gourmet, Kopi, Gourmet
Mazzi, Revo (santista da gema!), Santa Monica, Swiss, Zalaz Brasil, Rei do Café e Da Hora Bike.

Já quem deseja aprender um pouco pode participar de uma das quatro oficinas gastronômicas, que serão realizadas no antigo restaurante da Bolsa do Café.

Torta mousse de café, a cargo do chef Júnior Monteiro, do Estação Bistrô Restaurante-escola, e filé-mignon suíno com molho de café e salada de batatas com broto de agrião, com a chef Maísa Campos são as oficinas de gastronomia marcadas para sábado, às 11 e 15 horas, respectivamente, no Museu do Café.

No dia seguinte, nos mesmos horários, as chefs Andrea Assorey e Margot Lambert, do Senac, ensinam os segredos do Tiramissú e do Café Turbo, além de ministrar palestra sobre Café no dia a dia, enquanto o chef Eudes Assis (Taioba Gastronomia, São Sebastião) explica o passo-a-passo do nhoque de cará com molho de taioba e tainha defumada. Há 80 vagas gratuitas, com inscrições no e-mail [email protected]

E tem muito mais…

O final de semana fica completo com um evento especial de cinema, graças à 1ª Mostra Santista de Curtas Cidades Criativas e Mostra Internacional Cidades Criativas, no Museu Pelé.

Leia também

Vai lá!

www.juicysantos.com.br - festival santos caféFoto: Thiago Goulart

Você não vai perder, né? Então marca na agenda, o Festival Santos Café 2017 acontece entre os dias 7 e 9 de julho, no Centro Histórico e é uma ótima oportunidade para conhecer essa região da cidade, sua história e sabores.