Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
37 anos - Santos (SP)

Pedal Anchieta 2018: que tal descer a Serra do Mar de bike?

Prepare a magrela pra esse desafio: descer a Serra do Mar pedalando.

Cerca de 26 mil pessoas já confirmaram presença e se inscreveram no evento gratuito Pedal Anchieta 2018. Mas a organização quer superar o recorde mundial de passeios ciclísticos, de 48 mil pessoas. Será que rola?

www.juicysantos.com.br - pedal anchieta 2018 passeio de bike de são paulo para santos

No total, são 55 quilômetros de pedalada em faixa exclusiva para ciclistas descendo a serra. O ponto de encontro para a largada está marcado para o Km 10 da Rodovia Anchieta, no horário entre 6 e 8h30.

A chegada acontece no Km 65 da mesma via, no início do trecho urbano de Santos.

O passeio é gratuito – porém, quem quer participar deve se inscrever no site do Pedal Anchieta 2018.

Todos os participantes devem imprimir uma placa virtual para levar no dia do evento e prender no guidão da bicicleta. E não esqueça de checar freios, pneus e o estado geral da sua bike antes de partir, hein?

Quem vai de Santos para o passeio tem que pegar um ônibus no Terminal Rodoviário de Santos e ir até o km 10 da Anchieta. Aqui tem algumas orientações pra quem vai de metrô. Parando na estação Sacomã da Linha Verde – que fica a 2 km da entrada pela Anchieta.

www.juicysantos.com.br - pedal anchieta 2018 de são paulo para santos

Pedal Anchieta 2018: de SP para Santos de bicicleta

Esse é um evento organizado voluntariamente por ciclistas de todo o estado, que preenche o espaço do tradicional passeio Rota Márcia Prado.

Tudo começou há 10 anos, em 2008 – só que não terminou bem. Naquele ano, cerca de 500 ciclistas combinaram o rolê pela internet e panfletos e desceram para o litoral. Porém foram barrados na Imigrantes, perto do terminal Jabaquara, pela PM. Em 2017, também rolou treta e ninguém conseguiu descer.

Para 2018, após muitas reuniões, manifestações e mobilizações, o estado de SP finalmente criou um ciclo-comitê para debater as políticas de mobilidade e organizar a pedalada anual – agora pela via Anchieta, segundo sugestão dos próprios ciclistas.

Aqui tem mais sobre a história do evento.

O que levar para o passeio de bicicleta de SP para Santos

A organização do Pedal Anchieta 2018 fez uma lista bem maneira com dicas de o que você deve levar – sem falta!

  • Água, de preferência 2 litros, e um lanche leve para comer no caminho. Alimente-se e beba aos poucos pelo caminho: coma antes de sentir fome, beba antes de sentir sede.
  • Bomba, ferramentas, câmara de ar reserva e kit de remendo, mesmo que você não saiba usar (você pode pedir ajuda a alguém)
  • Protetor solar
  • Sacolas ou sacos plásticos, para suas coisas não molharem dentro da mochila caso chova, mas também para colocar (e carregar) seu lixo e não sujar a estrada e a mata
  • Dinheiro
  • Documentos, carteirinha do plano de saúde, informações sobre tipo sanguíneo e telefones para ligar em caso de emergência
  • Uma troca de roupas para usar na volta (acondicionada em saco plástico, para não molhar em caso de chuva) e uma toalha pequena para se secar. Um chinelo ou sandália para descansar os pés na volta também é recomendável
  • Óculos, para não entrar poeira nos olhos
  • Luvas, para não machucar as mãos em caso de queda ou pelo próprio esforço do trajeto
  • Capa de chuva pode ser útil, principalmente para o caso de estar chovendo em Santos

Esse vídeo da Renata Falzoni traz muitas informações pra se preparar para o passeio. Olha só:

Dicas para quem vem de São Paulo para Santos de bicicleta

Pra quem vem da capital, é uma ótima oportunidade pra curtir a cidade e fazer turismo em Santos. Assim, não faltam aqui no Juicy Santos dicas incríveis pra você que vai descer de bike. Ah, e temos também muitas indicações de lugares pra comer em Santos.

Por fim aqui tem orientações sobre como ir de São Paulo a Santos – caso alguém venha te encontrar, mas não de bike.