Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Museu do Café na Primavera dos Museus 2018

Setembro é o mês da primavera.

E, em Santos, além do jardim da praia ficar lindo e florido, também rola a programação do Museu do Café na Primavera dos Museus 2018.

Em um resumo rápido, para quem não sabe do que se trata, essa é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) que estimula discussões e novas programações culturais em museus.

Neste ano, a Primavera dos Museus acontece em todo o Brasil entre os dias 17 e 23 de setembro (segunda-feira a domingo). E o tema é Celebrando a Educação em Museus. No nosso querido Museu do Café, a programação tem, por exemplo, oficina de contação de histórias e ação educativa voltada às crianças.

Museu do Café na Primavera dos Museus 2018

No Museu do Café, a programação começa na quarta-feira (19 de setembro) e vai até o domingo. Neste período, todos os dias acontecem eventos voltados a públicos variados.

Curtiu? Então já salva a programação completa na sua agenda:

Biblioteca Humana
Quando: Quarta-feira, 19 de setembro, às 15 horas

Mesa Redonda: Educação Museal e a Educação Integral em Diálogo
Quando: Quinta-feira, 20 de setembro, às 16 horas

Oficina de contação de histórias – com Alexandre Camilo
Quando: Sábado, 22 de setembro, às 15 horas

Varandinha Pedagógica
Quando: Domingo, 23 de setembro, às 15 horas

A primeira atividade (Biblioteca Humana) promove um encontro de gerações entre convidados (ainda não divulgados) e as crianças. A ideia é que os pequenos possam acompanhar o testemunho de vivências. Além disso, a atividade também valoriza a experiência do indivíduo e visa preservar aspectos da memória local.

Em seguida, na quinta-feira, o evento busca nortear gestores, educadores e demais interessados em uma mesa redonda em torno da questão Educação Museal e a Educação Integral em Diálogo. Participam do painel a coordenadora da Rede Internacional de Educación Patrimonial Contexto Ibero-americano, Liliam Amaral; a coordenadora geral do programa Escola Total, da Secretaria Municipal de Educação de Santos, Márcia Calçada; a diretora do Museu de Telecomunicações do Rio de Janeiro, Bruna Cruz; e também a responsável pela programação socioeducativa e pelo programa Curumim do Sesc Santos, Lígia Azevedo.

A oficina de contação de histórias será ministrada por Alexandre Camilo. E a Varandinha Pedagógica propõe às crianças o contato com os trabalhos exercidos pelos profissionais que atuam no Museu do Café por meio de um espaço lúdico.

E tem maiores informações no site do Museu do Café

Vai lá

Ficou interessado? Então garanta já a sua vaga nas atividades do Museu do Café na Primavera dos Museus 2018. Afinal, todas são gratuitas e mega interessantes, né?

Para isso, basta entrar em contato através do e-mail [email protected]. Não perca tempo, pois as vagas são limitadas e devem esgotar rapidamente. Vale lembrar que apenas a atividade Biblioteca Humana não tem inscrições abertas, isso porque foi idealizada para grupos fechados.

Aproveite o programa pra conhecer melhor o Museu do Café e ainda tomar aquele sorvete incrível que só tem lá.

O Museu do Café fica na Rua XV de Novembro, 95, Centro.