Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Games e realidade virtual na Gibiteca

Para os amantes de HQs, a Gibiteca Municipal é um paraíso em destaque na orla da praia.

Mas, não são apenas eles que vão frequentar o espaço neste domingo (27 de novembro) – durante esse dia, os apaixonados pela cultura geek e, especialmente pelos games, vão se reunir para uma tarde cheia de games e realidade virtual.

Intitulado Para Jogar com os Amigos, o evento tem como objetivo reviver a antiga sensação de juntar grupos para jogar videogame e é uma iniciativa do pessoal do blog Pixel Café.

realidade virtualImagem: Joel Saget/Getty Images

Vai funcionar assim: das 14 às 18 horas, o público poderá interagir com os outros participantes e ter contato com tecnologias que estão fazendo sucesso na atualidade, como a realidade virtual, além de conhecer jogos desenvolvidos de maneira independente.

Na lista de games indies, disponíveis para jogar, estão Towerfall Ascension, Speedrunners, Crawl e Get Over Here, este último desenvolvido por brasileiros.

“Esse é um dos diferenciais do nosso evento, queremos das espaço para os games que são menos conhecidos, os jogos independentes e produzidos por equipes pequenas – sem o apoio financeiro de uma grande distribuidora”, conta Renato Figueiredo, um dos idealizadores do blog.

O ponto alto do evento fica por conta do HTC Vive, equipamento de realidade virtual montado no local pela Cyber Zone.

Para quem não conhece, esta tecnologia permite ao usuário uma imersão dentro de um ambiente 3D em 360º graus, e atualmente é o mais avançado no mercado. Para jogar é preciso usar óculos de realidade virtual, dois controles e um recurso chamado Lighthouse, que rastreia os movimentos das mãos e da cabeça do jogador, permitindo uma imersão ainda maior.

Para testar o equipamento, basta levar um quilo de alimento não perecível, que será doado ao Fundo Social de Solidariedade.

A programação continua com jogos de tabuleiro, um coffee break e um torneio com o jogo Towerfall: Ascencion.

O vencedor do torneio ganha um jogo do site Steam – voltado para download de games – e um lanche no HP Geek Bar’n Burger!

Para maiores informações, basta acessar o Pixel Café.

A Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes, fica na Av. Bartolomeu de Gusmão, sem número (Posto 5).

Vale lembrar que a entrada é gratuita, mas para testar os games de realidade virtual você precisa fazer a doação de 1kg de alimento não perecível.