Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Exposição sobre o rock santista dos anos 90

O rock brasileiro tem sua história atrelada a Santos.

Foi aqui que o estilo ganhou forças e invadiu o resto do Brasil. Se você não conhece essa história, precisa assistir ao documentário Califórnia Brasileira e visitar a exposição homônima, que fala sobre o rock santista dos anos 90.

Disponível para visitação a partir de amanhã (26 de janeiro), a exposição aproveita as pesquisas feitas para a roteirização do documentário. Isso significa que o público pode conferir alguns dos cartazes, flyers e objetos que compõem o período de pesquisa do filme –  que tem estreia programada para acontecer entre março e abril, aqui em Santos.

California Brasileira 2Imagem: Divulgação

Sugestões para você

Abertura

A abertura acontece no feriado de aniversário da cidade, lá no Shopping Pátio Iporanga – onde ficará em cartaz durante suas semanas.

Como se trata de um presente para os roqueiros caiçaras, a programação tem mais algumas surpresas: às 20 horas, acontece um show acústico com a Savantes, banda formada por integrantes e ex-integrantes de grupos que participaram ativamente da época tratada no filme.

A apresentação, que acontece na Praça de Alimentação, terá músicas do trabalho autoral da formação e clássicos do punk e do hardcore dos anos 90. E o melhor: de graça!

Por que Califórnia Brasileira?

Nos anos 90, Santos foi uma das cidades com maior atividade no cenário punk/hardcore brasileiro.

Bandas como Garage Fuzz, Safari Hamburgers, The Bombers, Sonic Sex Panic, Sociedade Armada e muitas outras, além de espaços como Chopp Chopp, London London, Banana Grogue, Bar do 3 e Ilha de Conveniência fizeram o município ganhar a alcunha de Califórnia Brasileira, em alusão ao estado dos EUA onde surgiram, na mesma década, Offspring, Green Day, No Doubt, Sublime, e muitas outras bandas clássicas do gênero.

O Shopping Pátio Iporanga fica na Av. Ana Costa, 465, no Gonzaga. A exposição acontece até o dia 8 de fevereiro e fica disponível no horário de funcionamento do estabelecimento.

Avatar
Texto por
Jornalista,