Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
39 anos - Santos (SP)

Exposição em homenagem ao centenário do Santos FC

Falta pouco pra grande festa dos 100 anos do Peixe e o antiquário Casa do Povo homenageia o time da cidade com uma mostra de objetos históricos do centenário do Santos FC.

Entre as relíquias em exposição, um jogo de camisas assinadas pelos grandes craques que passaram pela Vila Belmiro.

exposição centenário do santos fc

Tem os uniformes da equipe bicampeã mundial (1962-63) e da primeira geração de Meninos da Vila (campeã paulista de 1978). Também há uma camisa usada na final do Campeonato Paulista de 1984 e outra da geração vice-campeã brasileira de 1995, com o autógrafo do ídolo dos anos 90, Giovanni.

A exposição, organizada por Paulo de Carvalho, conta ainda com a medalha do jogo comemorativo entre o Santos e o Cosmos de NY, em que Pelé jogou um tempo para cada time, além de  troféus, fotos e flâmulas do alvinegro.

“Reunir todo este acervo só foi possível com a ajuda outros dois grandes colecionadores de relíquias do Santos. Um deles é o conselheiro Orlando Rollo, que tem seguramente a maior coleção particular de camisas do Peixe. O outro é José Francisco Meirelles dos Santos, também conselheiro santista, que tem um museu particular sobre o Pelé no seu antiquário em São Vicente. Também agradecemos ao Departamento de Marketing do Clube por ter incluído nossa exposição nas festividades oficiais do Centenário”, diz Carvalho no blog da Casa do Povo.

A entrada é gratuita e o local funciona das 8 às 17h30. Quem visitar ainda concorre a camisas oficiais do Santos FC. A mostra vai até dia 20 de abril de 2012.

O endereço do Antiquário Casa do Povo é Rua Xavier Pinheiro, 179 (esquina com a Rua Campos Mello), Vila Mathias.