Exposição Design Espresso no Museu do Café
Aquele café maneiro pra começar o dia com energia, pra não perder a força após o almoço ou pra manter o foco no fim do expediente. Não importa, ele já faz parte do cotidiano há gerações.
As máquinas que o preparam, no entanto, evoluíram com o decorrer do tempo. É isso que a exposição Design Espresso mostrará. Com início em 6 de maio, no Museu do Café, a curadoria aborda as transformações tecnológicas e estéticas sofridas pelas maquinas de preparar café, desde o século 20 até a década de 70.
O acervo contará com uma parceria com o Museo della Macchina per Caffè (MUMAC), de Milão, e ficará em Santos até 14 de julho.
Além das cinco maquinas do MUMAC, a exposição conta também com livros sobre design e catálogos de máquinas que ficarão expostos.
Se você leu o nome da exposição e achou que a grafia estava errada, com ‘s’ no lugar de ‘x’, calma, a gente explica. No final do século 19, o café já era popular em diversas partes do mundo, no entanto o preparo da bebida ainda era arcaico. Ao buscar novas formas de fazê-la, inventores projetaram uma maquina que usa o vapor para a extração da bebida. E, assim, nasceu o café espresso, que se tornou parte da cultura italiana e, mais tarde, mundial.
Os ingressos custam R$ 6, sendo que estudantes, idosos e funcionários públicos pagam meia. Aos sábados, a entrada é gratuita. Para mais informações, ligue (13) 3213-1750.
O Museu do Café fica na Rua XV de Novembro, 95 Centro Histórico.