Texto porJuicy Santos
Santos

Exposição de gravuras do projeto Herança Cultural: Marcando um espaço na cidade de Santos

Entre os dias 16 e 19 de Novembro, a Galeria Mário Gruber (que fica no C.A.I.S Vila Mathias) recebe as gravuras resultantes do projeto Herança Cultural: Marcando um espaço na cidade de Santos.

herança cultural

Realizado por parte dos artistas que integram o Coletivo Santista de Gravura, o projeto consiste em um álbum composto por 14 gravuras, nas técnicas de xilogravura (gravura feita em madeira) e calcogravura (gravura feita em metal) .

O projeto levou 2 anos para ser concluído e possui uma proposta interessante.

Todas as gravuras expostas partiram de uma mesma imagem inicial: um mapa de Santos, baseado no desenho de Saturnino de Brito, no começo do século XX, que foi gravado em 2 matrizes de xilogravura e em outras 2 matrizes de calcogravura.

A partir daí, os artistas se revezaram com as matrizes e criaram imagens interferindo neste mapa inicial e também sobre o trabalho uns dos outros, ora sobrepondo e ora apagando imagens, já que dividiram as mesmas matrizes. O resultado são imagens que refletem a relação destes artistas com a herança, a história e a memória da cidade de Santos.

A inauguração da exposição acontece hoje, a partir das 18h30.

O endereço da galeria é Av. Rangel Pestana, 150 – Bloco C, Vila Mathias. O horário de funcionamento é das 14 às 20 horas.

Além da exposição, o público ainda poderá visitar o ateliê do Coletivo Santista de Gravura e participar de um bate-papo com os artistas, em duas ocasiões: no dia 17/11 (terça), das 9h às 12h; e no dia 19/11 (quinta), das 14h às 17h, no mesmo endereço.