Eleições para o Conselho Tutelar de Santos
Amanhã é dia de eleições para o Conselho Tutelar de Santos. Mas e o que isso significa?
A função do conselheiro tutelar é fundamental dentro de um município. Ele intervém nas situações de ameaça ou violação dos direitos da criança e adolescente, resultantes da negligência, exploração, violência crueldade ou opressão, além de ter autonomia para requisitar serviços públicos nas áreas de assistência social, cultura, educação, esporte, saúde, previdência, segurança e trabalho.
O voto NÃO é obrigatório. Mas, como dá pra ver pelas atribuições do conselheiro, é importante escolher bem os representantes desse setor. Saiba mais sobre o pleito no site da Prefeitura.
São 103 candidatos de vários cantos da cidade e cada munícipe pode votar em 3 nomes. Serão 15 eleitos, com gestão até 2015. Para chegar à final, todos fizeram prova com questões sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e português e passaram por entrevista. Também é pré-requisito que o candidato precisa ter experiência de dois anos com crianças, em atividade voluntária ou remunerada, em pastorais, igrejas, ONGs ou outros órgãos. O membro do Conselho Tutelar faz parte do serviço público e ganha salário.
A eleição acontece dia 2 de junho (sábado), das 9 às 17 horas. Veja a lista dos candidatos e os locais de votação (de acordo com a seção eleitoral do seu título de eleitor).
A dica deste post foi da leitora Marina Oliveira. Obrigada por nos lembrar! Se você tem alguma dica ou sugestão de post, mande pra gente.