Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Domingo (9) tem mamaço em Cubatão

Imagine uma vida em que você tem que se alimentar com um pano cobrindo teu rosto e que, provavelmente, te sufoca.

Achou ruim? Nós temos outra opção: vá ao banheiro, independente da limpeza – talvez esteja sujo e fedido – pegue o seu lanche e coma lá, em um cantinho. Mas vê se disfarça. Afinal, as pessoas podem se incomodar com o fato de você estar com fome (!).

Parece loucura, né? É assim que muitas pessoas ainda tratam a amamentação: um ato lindo, mas não em locais públicos. A recorrência de casos em que mães são proibidas de amamentar seus filhos criou o movimento dos mamaços em todo Brasil.

mamaco2Imagem: Divulgação

Sugestões para você

Neste domingo (9 de outubro), pela primeira vez, a cidade de Cubatão terá um evento do tipo.

Nomeado Mamaço Rosa, o movimento faz parte da programação do Outubro Rosa – em prol da luta contra o câncer de mama – e é uma iniciativa da Vara Para Pescar – Incubadora Criativa de Projetos.

Mamães que passarem pelo no Parque Anilinas (Av. Nove de Abril, 2275 – Centro, Cubatão), das 15 às 17 horas, poderão trocar conhecimentos, assistir palestras e participar desse belo momento.

Programação do mamaço em Cubatão

O evento será aberto ao público e com entrada franca.

A agenda conta com roda de conversa com Marina Pimenta, doula e militante em redes e grupos em prol da amamentação em livre demanda e desmame natural. Durante o bate-papo ela abordará como a amamentação contribui para a prevenção do câncer de mama.

Leia também
Amamentar em projeto de fotógrafa de Santos
Amamentar: você é capaz!
Como voltar à forma depois dos filhos? Elas conseguiram!

A conversa terá duração de cerca de 40 minutos.

Em seguida, acontece oficina de automassagem para alívio de tensões musculares causadas pela amamentação, ministrada pela fisioterapeuta Susan Kinequita.

“A proposta surgiu para contribuir com as discussões do Outubro Rosa. A prevenção do câncer de mama deve ser debatida em todos os espaços e um projeto de amamentação não poderia fazer diferente. Isso porque a amamentação é um dos fatores que contribui para prevenção da doença”, explica Duda Matias Brito, responsável pelo encontro, estudante de jornalismo e doula.

Apesar de ser um evento aberto as conversas e técnicas serão direcionadas para gestantes e lactantes.

Avatar
Texto por
Jornalista,
TAGs

mamaço