Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Domingo (5/2) tem celebração de Iemanjá em Santos

O domingo (5 de fevereiro) vai ser de celebração para os fiéis da Rainha do Mar, aqui em Santos.

A festa em homenagem ao dia da divindade (2 de fevereiro), que já é tradição na cidade – essa é sua 16ª edição -, acontece nas imediações no Aquário Municipal, na Ponta da Praia, com início marcado para as 11 horas.

Nesse horário, o público presente poderá curtir as apresentações do grupo de pagode Santo De Casa, dos Afoxés Oba Alafin e Omo Korin e do cantor Velaske Brawn.

iemanjá em SantosImagem: Divulgação

A programação continua até às 14 horas, horário previsto para a chegada da imagem de Iemanjá e, a partir das 16 horas, haverá procissão terrestre entre o Aquário e a Ponte Edgard Perdigão, de onde partirá às 17 horas o tradicional cortejo marítimo pela baía de Santos.

A festa

Prepare sua roupa branca para celebrar Iemanjá.

Em 2016, 5 mil pessoas marcaram presença na celebração – tanto de Santos quanto de outras cidades da Baixada Santista. Para esse ano, os organizadores da procissão, da Casa de Culto Afro-Brasileiro Ilê Asé Sobo Oba Àryra (que contam com o apoio da Prefeitura de Santos), têm expectativa de um número maior de pessoas.

“Este ano, esperamos até 7 mil pessoas. A festa tem tido uma repercussão no Brasil inteiro e contará com grupos da Grande São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Salvador”, destaca o babalorixá Marcelo de Logunédé.

Para maiores informações sobre o evento, entre em contato pelo telefone (13) 3226-8000.

Iemanjá

No Brasil, a Mãe D’Água recebe reverências em todo o país, em especial em Salvador, Porto Alegre (como Nossa Senhora dos Navegantes) e Rio de Janeiro.

Ela é a mãe de todos os peixes, todos os orixás e da origem da vida, reconhecida, também, como a senhora das águas doces e salgadas e da maternidade. Protege crianças, idosos e abençoa os pescadores.

Saiba mais sobre ela na Wikipedia

Foto: Ramon Lamar