Dia Internacional dos Direitos Humanos no Museu do Café
Muito se fala sobre os Direitos Humanos – seja na mídia tradicional, na internet, como proposta de redação no vestibulare ou em conversas do dia a dia. Mas, você sabe do que realmente se trata o tema? E, mais importante, o respeita?
Como forma de lembrar a o Dia Internacional dos Direitos Humanos (comemorado em 10 de dezembro) e identificar, discutir e combater essas discriminações, o Museu do Café participa da campanha #SonharOMundo que, neste ano, aborda o tema Enfrentando Nossos Preconceitos.
A programação sobre Direitos Humanos no Museu do Café acontece até sexta-feira (9 de dezembro). Neste período, diariamente, o equipamento recebe uma palestra gratuita com assuntos relacionados aos fatores mais frequentes pelos quais as pessoas são vítimas de preconceito.
Imagem: Reprodução/Bule Voador
Para participar, basta se inscrever pelo e-mail [email protected].
Palestrantes
Entre os convidados a palestrar, estão a Dra. Sandra Regina Pereira Ramos, da Secretaria Municipal de Educação; o Coordenador Geral do Centro Camará de Pesquisa e Apoio a Infância e Adolescência, João Carlos Guilhermino, ambos no primeiro dia do evento.
Na terça-feira, é a vez da presidente da Comissão Especial de Mediação e Práticas Colaborativas da OAB Santos, Claudia Regina Mendes.
Dando continuidade à programação, na quarta-feira, as profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vicente de Carvalho, Maria Ângela dos Santos e Elina Adriana Lima são as convidadas. Já na quinta-feira, o presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Cahuê Alonso Talarico, e o presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Condefi), Luciano Marques ministram a palestra.
Finalizando o ciclo, na sexta-feira, a atividade estará a cargo do Analista de Museologia do Museu do Café, Fernando Rocha, e da graduada em História pela Fundação Ensino Superior de Bragança Paulista (FESB), Priscila Risi.
Programação
Palestra: O envelhecimento
Quando: Terça-feira, 6 de dezembro, às 15 horas
Palestra: Conceitos e vocabulários utilizados na assistência social para pessoas em situação de vulnerabilidade social
Quando: Quarta-feira, 7 de dezembro, às 15 horas
Palestra: Inclusão laboral
Quando: Quinta-feira, 8 de dezembro, às 15 horas
Palestra: O papel da mediação museológica na desmistificação da cultura indígena
Quando: Sexta-feira, 9 de dezembro, às 15 horas
Vale lembrar que as inscrições para qualquer uma das palestras pode ser feita através do e-mail [email protected].
O Museu do Café fica na Rua XV de Novembro, 95, Centro.