Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Dia Internacional do Yoga em Santos

No último dia 21 de junho rolou o Dia Internacional do Yoga.

Aqui em Santos, a galera gosta tanto da modalidade que decidiu estender as comemorações. Depois de saudar o sol no início do mês, em um encontro ao amanhecer lá no Quebra Mar, os praticantes do yoga têm um novo evento para colocar na agenda: a comemoração oficial do dia internacional do yoga em Santos.

Por aqui, a festa foi marcada para domingo (2 de julho).

yogaday_foto divulgaçãoImagem: Reprodução

Realizado pela Associação Internacional Arte de Viver, o evento acontece no salão de festas da AABB Santos (Av. Ana Costa, 442, Gonzaga), em formato gratuito e totalmente aberto ao público.

A partir das 10 horas, quem passar por lá encontra atividades como uma aula aberta de yoga, meditação e música. Também vai rolar aquecimento, sequência de ásanas (posturas) e meditação guiada.

 “O yoga cuida da parte física, do corpo. A meditação trabalha o campo sutil, da mente. E os mantras trazem positividade e alegria”, afirma Pedro Santos, instrutor da Associação Internacional Arte de Viver.

Vai lá!

O evento não possui restrição de idade, só é preciso levar um tapete de yoga ou toalha. Além disso, os organizadores aconselham o uso de roupas confortáveis. O Dia Internacional do Yoga em Santos vai das 10 às 13 horas, na Av. Da Ana Costa, 442, Gonzaga.

Os benefícios do yoga

A prática, cada vez mais procurada para alívio da ansiedade e do estresse, está em alta e tem milhões de seguidores em todo o planeta – desde blogueiras fitness até senhores e senhoras da terceira idade em busca de qualidade de vida e paz de espírito.

O yoga é considerado patrimônio histórico e cultural da humanidade.

Rompeu as fronteiras da Índia nos últimos 30 anos para chegar com tudo ao Ocidente. Por isso, a ONU instituiu o dia 21 de julho pra comemorar essa filosofia de vida e levar a mais pessoas conhecimentos sobre relaxamento, positividade e atividade física.

Entre os benefícios do yoga, destacam-se a melhoria da memória, da concentração, da criatividae e da disposição. Ou seja, você ganha energia e ainda trabalha a mente.

Yoga não é religião e nem um estilo de vida alternativo, e sim uma proposta de mais de 5 mil anos (embora não se tenha registro histórico de sua fundação) que busca a integração de corpo e mente e demais camadas da existência.

“Yoga ajuda o ser humano a alcançar todo seu potencial e melhorar a qualidade de vida, daí a importância em disseminar esse conhecimento tão antigo e precioso. Pode remover as lágrimas e trazer um sorriso a cada rosto, trazer celebração e novas habilidades à vida de qualquer um”, afirma Sri Sri Ravi Shankar, fundador daArte de Viver, líder humanitário e embaixador da paz.

Fundada em 1981 e presente em mais de 160 países, a Arte de Viver é uma organização internacional de caráter educacional, social e humanitário. Possui status de consultora do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas e seus programas de autodesenvolvimento e eliminação do estresse são credenciados pela Organização Mundial de Saúde.