Ciclo de cinema e psicanálise discute paternidade
Há mais de 10 anos, o Ciclo de Cinema O Olhar da Psicanálise e Outros Olhares une essas 2 áreas do conhecimento para debater questões humanas em eventos gratuitos, organizados pelo Núcleo de Psicanálise de Santos na Associação Paulista de Medicina (APM).
Neste mês de setembro, o tema é Paternidade.
O filme escolhido é a produção belgo-francesa O garoto da bicicleta, de 2011.
Após a exibição, um integrante do Núcleo de Psicanálise de Santos e Região e um profissional de outra área, convidado de acordo com o tema escolhido, comentam a obra.
O Ciclo de Cinema/CineDebate será neste sábado (14), às 16horas, na APM Santos (Av. Ana Costa, 388). A entrada é gratuita.
O garoto da bicicleta (Bél/Fr/It-2011)
Direção: Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne
Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Frabrizio Rongione, Egon Di Mateo
Sinopse: Cyril (Thomas Doret) tem 11 anos e busca, sem descanso, encontrar o pai que o deixou temporariamente em um orfanato e sua bicicleta, presente do pai. Garoto raivoso, conhece, por acaso, Samantha (Cécile de France), dona de um salão de beleza, que aceita que ele passe os finais de semana com ela. Mas, a rejeição e o abandono sentidos por Cyril tornam difícil aceitar amor e cuidado. Prêmio do Grande Júri de Cinema de Cannes de 2011, este filme segue a mesma linha dos filmes anteriores dos irmãos Dardenne, marcados pela sensibilidade e pelo interesse na ética das relações humanas.
Comentários de:
Ricardo Gonçalves (Médico, Diretor Cultural da APM-Santos)
Maria José Ferreira Mota (Psicanalista, Coord. da Comissão Cultural do NPSR)