Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos
TAGs

Carnabonde 2019: confira todos os detalhes e programe-se

Quem ama carnaval de rua já pode separar a fantasia, comprar confete e serpentina e relembrar a letra das marchinhas de carnaval. Isso porque o Carnabonde 2019 está confirmado!! E, como de costume, esses são itens essências para garantir a folia no Centro Histórico.

Mas, antes de mais nada anote no calendário: o mais santista dos carnavais acontece no dia 2 de março (sábado de carnaval), do meio-dia às 17 horas.

Tudo sobre o Carnabonde 2019

Como de costume, a proposta do Carnabonde 2019 é reviver o clima dos antigos bailes de carnaval. Por essa razão os foliões se reúnem em um cortejo atrás do bonde turístico, que a cada ano recebe uma decoração diferente – de acordo com a temática do evento.

www.juicysantos.com.br - carnabonde 2019Imagem: Divulgação

Neste ano o homenageado é o Clube Saldanha da Gama e sua tradição no carnaval santista. Já que foi o clube que comandou o baile Dona Doroteia, Vamos Furar Essa Onda? e também o bloco Nereida Tricolores, um dos ícones da festa santista. Toda a pesquisa e produção são assinadas pelo ator e artista plástico André Leahun, responsável pelo visual do evento desde 2006.

Para deixar a festa ainda mais animada, o som da folia na Praça Mauá ficará a cargo das bandas. No carro de som, quem toca é Oscar Guzella enquanto Zago Art Show Guarda comanda o show do palco.

Sobre os homenageados no Carnabonde 2019

Se acaso você nunca ouviu falar nos homenageados desse ano (o que é difícil) ou não se lembra da importância deles para o carnaval santista, vamos a um breve resumo.

Confira também a programação da Carnabanda 2019

O Clube de Regatas Saldanha da Gama existe em Santos desde 1903, o objetivo inicial era desenvolver e impulsionar os esportes aquáticos. Mas com o passar do tempo se transformou também em uma referência carnavalesca.

www.juicysantos.com.br - carnabonde 2019Imagem: Divulgação

O quadro de diretores e associados do clube fez surgir diversas agremiações que fizeram história no Carnaval santista como:

  • Dengosas do Marapé
  • Favoritas do Sultão
  • Taba e Osvaldo Cruz

Mas um dos mais tradicionais foi o bloco Dona Doroteia, Vamos Furar Aquela Onda? que, criado em 1923, foi um dos símbolos máximos do carnaval de Santos por exatos 74 anos. Até os das de hoje a folia é copiado Brasil afora com suas mais diferentes versões.

Com a evolução do bloco para o grande de desfile de blocos pré-carnavalescos surgiu, na sede do Saldanha, o Bloco Nereida Tricolores, que sempre desfilou como hors concour.

E ai, vamos cair na folia com o Carnabonde 2019?